quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Contra as fake news

 



Queridos amigos e amigas,

As Fake News estão alimentando o caos!

Enquanto a Amazônia e o Pantanal queimam, políticos espalham mentiras sobre os defensores da floresta. Com mais de 150 mil mortos pelo coronavírus, a desinformação continua espalhando medo e confusão, colocando ainda mais vidas em risco. E, com as eleições batendo à nossa porta, uma nova onda de mentiras e manipulação já começou.

Por isso, a comunidade da Avaaz no Brasil pressionou sem parar -- veja tudo que fizemos apenas nestes últimos meses:

Neste ano, nossa comunidade lutou contra as fake news com uma campanha poderosa para garantir uma #LeidasFakeNews efetiva. Dos corredores do Congresso Nacional às capas dos jornais, estamos na linha de frente da batalha para definir como será essa lei.

Corpo a corpo com os políticos

Nossa equipe não parou nenhum minuto: fizemos mais de 60 reuniões com parlamentares e especialistas, fomos convidados para lives no Instagram e também participamos de várias audiências públicas no Congresso:-

Garantindo que a Lei das Fake News reflita o desejo da população

Não estamos lutando por qualquer lei para combater as fake news, estamos lutando por uma lei que realmente proteja as pessoas e a nossa democracia. Com o IBOPE, garantimos que os políticos soubessem que tipo de lei os brasileiros querem -- assista a gente na Globo News e no Jornal Nacional!-Entre outras medidas, nossa pressão garantiu que o projeto de lei incluísse transparência em anúncios e publicidade, rotulagem de bots e a obrigação das redes sociais removerem todas as contas falsas. Nós já conseguimos incluir no projeto 3 das 5 medidas pelas quais nossa comunidade está lutando!

Extra! Extra! Não deixamos o debate esfriar

Os jornalistas investigativos da Avaaz descobriram que milhões de brasileiros e brasileiras estão sendo bombardeados com desinformação sobre a COVID-19! Descobrimos que 9 em cada 10 pessoas viram pelo menos 1 fake news sobre o coronavírus e que 110 milhões acreditaram nelas (Avaaz/SBim).

Precisavamos denunciar esse cenário assustador - levamos as vozes de nossa comunidade em artigos de opinião na FolhaCongresso em Foco e O Globo, e aparecemos nas primeiras páginas dos jornais e nas TVs com nossas pesquisas e investigações.
-

E agora? Quais os nossos próximos passos?

A nossa luta está longe de acabar. O projeto de lei ainda precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados, ser revisado pelo Senado e então enfrentar o veto presidencial. Mais do que nunca, a coragem e determinação da nossa comunidade será necessária para que seja aprovada uma lei que sirva de exemplo para o mundo no combate à desinformação.

Confesso que fiquei emocionada ao ler toda esta história e empolgada com o que está por vir. É um orgulho enorme ter esta comunidade maravilhosa lutando junta para proteger o nosso futuro e a nossa democracia.

Com muito orgulho e gratidão,

Laura, Diego, Ana, Nana, Flora, Luciana, Lilian, Nell e todo o time da Avaaz

PS: Quer receber nossas atualizações sobre essa e outras campanhas em tempo real? Siga a gente no nosso Twitter em Português: @AvaazBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário