terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Homem-bomba da Lava Jato que teria ligações com Marcelo Bretas pede ajuda à OAB

 

Homem-bomba da Lava Jato que teria ligações com Marcelo Bretas pede ajuda à OAB

O advogado Nythalmar Filho, investigado por supostamente tentar cooptar clientes para defendê-los na Lava Jato do Rio, quer que seu caso continue no STJ

 
facebook sharing button
twitter sharing button
whatsapp sharing button
email sharing button
ouça este conteúdo
  
ok

Investigado por supostamente tentar cooptar clientes para defendê-los na Lava Jato do Rio de Janeiro, o advogado Nythalmar Filho acionou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que seu caso continue tramitando no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo apurações, ele agia argumentando que tinha livre acesso a procuradores e ao juiz Marcelo Bretas, de acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

O advogado estava sendo investigado no Rio de Janeiro. Porém, Humberto Martins, presidente do STJ, mandou que o inquérito fosse para a Corte, porque o caso envolve procuradores da República, que têm foro privilegiado.

Nythalmar é considerado o homem-bomba da Lava Jato, por conhecer informações de bastidores sobre procedimentos da operação no Rio. Ele, inclusive, já procurou a Procuradoria-Geral da República (PGR), com o objetivo de contar sua história.

Reclamações

O advogado reclamou, na petição encaminhada à OAB, de que as investigações tiveram, até agora, “se restringido tão somente a esse causídico”. Ele afirma que o fato “presume a culpabilidade deste requerente e a inocência das citadas autoridades [procuradores e o juiz Bretas]”, o que “não atende aos anseios sociais de transparência e publicidade”. A restrição “apenas fomenta mais dúvidas acerca da atuação das ditas autoridades”.

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário