terça-feira, 20 de julho de 2021

FPA Deu na imprensa

 

Fundação Perseu Abramo - Deu na Imprensa
Se não estiver visualizando clique aqui

Nas manchetes da imprensa nacional, jornais destacam a ameaça de Bolsonaro de vetar o fundo eleitoral, ou reduzi-lo a R$ 4 bilhões, correndo o risco de desagradar o Centrão. Na imprensa internacional, destaque os novos alertas quanto à Amazônia, com os ingleses The Guardian e Financial Times destacando a responsabilidade do governo Bolsonaro pelo agravamento das queimadas na região — leia em Brasil na Gringa, abaixo.    

Eis as manchetes dos jornalões brasileiros nesta terça-feira, 20. FolhaBolsonaro diz que não vai sancionar fundo eleitoralO GloboCongresso pressiona, mas Bolsonaro sinaliza veto ao fundo eleitoralEstadãoSP quer revacinar população a partir de janeiro com ButanvacEl País (Brasil)Tribunal eleitoral do Peru proclama esquerdista Pedro Castillo presidente, e Keiko Fujimori aceita resultado. E ValorMercados têm dia de tensão por temor da variante Delta.

Na política, Estadão e Valor informam que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi às redes sociais para  defender a proposta de emenda constitucional (PEC) que institui o semipresidencialismo no Brasil. Depois de receber críticas da oposição, que viu na ideia uma manobra para fortalecer o Centrão, Lira destacou que a mudança de sistema de governo, se aprovada, só valerá para as eleições de 2026. O deputado está disposto a esvaziar a pressão para autorizar o impeachment de Bolsonaro. 

No GloboMalu Gaspar informa que Lira criou um 'sistema de castas' para distribuir R$ 11 bi em emendas a deputados"Nenhuma autoridade da República tem, hoje, tanto poder quanto o presidente da Câmara dos Deputados", observa. O jornal ainda destaca que o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, pediu cópia de processos de impeachment para 'análise política'. Ele afirma que, caso Lira se ausente, ele pode assumir o cargo interinamente, mas avisa que não será 'irresponsável'.

Jornais reportam que Bolsonaro acredita que a PEC do voto impresso não será aprovada pela Câmara e disse cogitar não participar das eleições do ano que vem se mantido o sistema atual de urnas eletrônicas. As falas ocorrem uma semana após escalada golpista nas declarações do mandatário, que também indicou em ocasiões anteriores que pretende disputar um segundo mandato.

Painel da Folha relata que parlamentares em Brasília veem as digitais do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha na tentativa de ajudar Bolsonaro na aprovação da obrigação do voto impresso. O ex-deputado, que já declarou voto no presidente em caso de disputa com Lula, tem se movimentado e defendeu o voto impresso em artigo.

Sobre eleições de 2022, O Globo destaca que o PSDB pode abrir mão de candidatura à presidência em nome de unidade do centro. Presidente do PSDB, Bruno Araújo disse que tucanos estão abertos a negociar com outro candidato. Para ele, ainda não há condições políticas no país para um impeachment. 

Valor relata que o governador de São Paulo, João Dória, confronta Alckmin e troca acusações com Aécio Neves sobre 'conchavo'. Aliados dos candidatos tucanos a presidente em 2014 e 2018 criticam ameaçam boicote a governador paulista na prévia nacional, em novembro. O jornal também reporta que o MDB pode lançar Simone Tebet como terceira via. Senadora encontrou-se com Michel Temer  e Baleia Rossi para discutir assunto.

CPI

Folha destaca que documentos da CPI expõem papel de Paulo Guedes no atraso das vacinas. Negacionismo e preocupação com risco fiscal atrasaram a compra com a Pfizer. A CPI quer saber por que um dispositivo que facilitava a aquisição de vacinas da Pfizer e da Janssen foi eliminado da MP publicada em janeiro. Uma das minutas autorizava a União a assumir riscos e custos de eventuais efeitos adversos dos imunizantes, exigência das farmacêuticas. Em resposta à comissão, a pasta de Guedes disse que só foi chamada a se manifestar na sanção, em março. Documentos mostram a participação do Ministério da Economia em debates de minutas em dezembro.

Monica Bergamo informa na Folha que a CPI vai pedir ao STF o compartilhamento de provas já coletadas no inquérito das fake news. A comissão quer cruzar as informações com a atuação de sites bolsonaristas que espalharam dados científicos falsos sobre a Covid-19. O requerimento deve ser apresentado pelo relator da CPI, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), na volta do recesso parlamentar.

Outro destaque é a afirmação de Luís Ricardo Miranda à PF que não tem cópia de segurança das mensagens cujo teor, sustenta ele, mostra pressão recebida por dirigentes do Ministério da Saúde pela compra da vacina indiana Covaxin. Ouvido na semana passada no inquérito que apura irregularidades no processo de aquisição do imunizante, Ricardo disse que trocou o celular e não providenciou backup.

ANGOLA

Estadão noticia que Bolsonaro escalou o vice Hamilton Mourão para conter crise da Igreja Universal em Angola. Com as pesquisas que sinalizam erosão do eleitorado evangélico, Bolsonaro colocou vice para atuar como mediador de problema sem relação institucional com a República

BRASIL NA GRINGA

O argentino Página 12 destaca que a Bolívia vai investigar o papel do Brasil na trama internacional que envolve a Argentina sobre envio de armas àquele país. Crescem as suspeitas sobre a ajuda de Bolsonaro aos conspiradores golpistas da Bolívia — destaca o título da reportagem. "Se você trabalhar seriamente nas investigações de Luis Fernando Camacho, é possível que venha à tona o suposto apoio dado pelo Brasil ao golpe contra Evo Morales", diz Lidia Patty, do MAS. "(Jair) Bolsonaro apoiou o golpe, gostaria de saber como esse homem se sentirá neste momento porque tantas pessoas morreram no golpe, tantas mulheres que ficaram viúvas, tantos pais que ficaram sem filhos".

Financial Times noticia que a seca coloca a Amazônia em risco de 'morte em grande escala', alertam pesquisadores. Estudo no Reino Unido e no Brasil revela que 2,5 bilhões de árvores no bioma morreram durante outro período recente de seca extrema. Na semana passada, em editorial, o jornal divulgou duro editorial afirmando que os investidores deveriam punir o Brasil por não conter o desmatamento.

Ainda sobre o mesmo tema, o britânico The Guardian traz artigo de Ane Alencar e Adriane Esquivel Muelbert, apontando que a Amazônia agora é produtora líquida de carbono, mas ainda há tempo para reverter os danos"A floresta tropical do Brasil armazena uma grande quantidade de CO2. Como é lançado em taxas recorde, podemos ter ultrapassado um ponto de inflexão", alertam. Ane Alencar é diretora científica do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). E Adriane Esquivel Muelbert, professora de ecologia florestal global na Universidade de Birmingham. "As chances de reverter essa situação estão cada vez mais distantes. Não houve investimento em restauração por parte do governo federal - e as taxas de desmatamento e queimadas vêm atingindo novos patamares mês após mês. Essa situação se agravou desde que Jair Bolsonaro assumiu a Presidência".

A edição impressa do FT nesta terça-feira, 20, destaca que as chances da volta de Lula à Presidência da República — Lula mantém cartas de retorno perto do peito. Diz a reportagem do correspondente Bryan Harris"Desde seu retorno à política brasileira em março com um discurso divertido em um sindicato de metalúrgicos fora de São Paulo, a popularidade de Luiz Inácio Lula da Silva continuou a crescer. As pesquisas de opinião sugerem que Lula — que cumpriu dois mandatos como presidente entre 2003 e 2010 — derrotaria facilmente o conservador Jair Bolsonaro se as eleições marcadas para outubro do ano que vem fossem realizadas hoje. Mas enquanto o apelo do ex-líder esquerdista por um retorno à normalidade após três anos divisivos do governo populista de Bolsonaro ressoou, alguns brasileiros se perguntam como seria uma nova presidência de Lula. Ao longo de meio século na política brasileira, o jovem de 75 anos mostrou diferentes matizes"

INTERNACIONAL

No noticiário internacional, um dos grandes destaques nos jornais estrangeiros é a proclamação oficial de Pedro Castillo, candidato de esquerda, como grande vencedor da disputa eleitoral pela Presidência do Peru — é manchete do Página 12. 

New York Times informa que Castillo prometeu reformar o sistema político e econômico para lidar com a pobreza e a desigualdade. Ele derrotou por pouco a filha do ex-presidente preso Alberto Fujimori. Wall Street Journal também noticia a confirmação da vitória de CastilloFinancial Times diz que a rival Keiko Fujimori admitiu derrota mais de seis semanas após votaçãoEl País também dá amplo destaque.

New York Times anuncia em manchete de primeira página que, instado por potências estrangeiras, o Haiti anuncia novo governo. Claude Joseph era o líder do país após o assassinato do presidente Jovenel Moïse. Ele entregará o poder a Ariel Henry e se juntará a um novo governo de unidade que visa manter o Haiti estável. Washington Post também repercute na primeira página.

Outro destaque na mídia internacional é o ataque do spyware do grupo israelense NSO, que permitiu a invasão, vigilância e roubo de dados e informações de 50 mil telefones no mundo. Washington Post destaca na primeira página que a segurança do iPhone não é páreo para o spyware. Investigação internacional encontra 23 dispositivos Apple que foram hackeados com sucesso. 

Ao inglês The GuardianEdward Snowden pede a proibição do comércio de spyware em meio a revelações da Pegasus. Ele diz que nenhum telefone está protegido contra hackers patrocinados pelo Estado, se nenhuma ação for tomada. O jornal informa que 50 pessoas ligadas ao presidente do México estavam entre os alvos potenciais de clientes da NSO. O português Diário de Notícias destaca que 180 jornalistas eram alvos de vigilância.

"O Pegasus pode coletar e-mails, registros de chamadas, postagens em mídias sociais, senhas de usuários, listas de contatos, fotos, vídeos, gravações de som e históricos de navegação, de acordo com pesquisadores de segurança e materiais de marketing da NSO", destaca o Post"O spyware pode ativar câmeras ou microfones para capturar imagens e gravações novas. Ele pode ouvir chamadas e correios de voz. Ele pode coletar registros de localização de onde um usuário esteve e também determinar onde esse usuário está agora, junto com dados que indicam se a pessoa está parada ou, se movendo, em qual direção".

O francês Le Monde noticia que a Promotoria de Paris abriu uma investigação sobre a espionagem de jornalistas do "Mediapart". Dois jornalistas foram espionados por um serviço de inteligência marroquino usando o Pegasus. "Os números de celular de Lénaïg Bredoux e Edwy Plenel [co-fundador do site] estão entre os dez mil que os serviços secretos marroquinos têm visado utilizando spyware fornecido pela empresa israelita NSO", escreveu o Mediapart num artigo publicado segunda-feira. O jornal francês traz mais de 25 reportagens sobre o escândalo da espionagem em escala global. 

Wall Street Journal informa em primeira página que a variante Delta da Covid-19 preocupa os mercados, que cambaleiam diante das incertezas. Ações, rendimentos de títulos e preços do petróleo caíram, com o Dow registrando sua queda mais acentuada desde outubro. Por trás da derrota, dizem investidores, está lista crescente de preocupações sobre a força da recuperação econômica global. A queda das bolsas também recebeu a manchete principal do Financial Times, apontando que investidores procuram lugares seguros temendo abalos por conta da variante delta da Covid-19.

Outro assunto do dia na imprensa estrangeira — chamada na primeira do WSJ — é o ataque da administração Biden à China, responsabilizando o gigante da Ásia por onda de ataques cibernéticos à Microsoft. O governo dos EUA tem "alta confiança" de que hackers vinculados ao principal serviço de inteligência da China executaram o hack incomumente indiscriminado do software Microsoft Exchange Server que surgiu em março. As acusações contra a China também são encampadas pela OTAN e União Europeia e ganham manchete principal do espanhol El País.

 

AS MANCHETES DO DIA

Folha: Bolsonaro diz que não vai sancionar fundo eleitoral

Estadão: SP quer revacinar população a partir de janeiro com Butanvac

O Globo: Congresso pressiona, mas Bolsonaro sinaliza veto ao fundo eleitoral

Valor: Mercados têm dia de tensão por temor da variante Delta

El País (Brasil): Tribunal eleitoral do Peru proclama esquerdista Pedro Castillo presidente, e Keiko Fujimori aceita resultado

BBC Brasil: Os questionamentos e as suspeitas sobre a proxalutamida, nova droga defendida por Bolsonaro contra a covid-19

UOL: Bolsonaro tenta redução no fundo para R$ 4 bi e evitar atrito com centrão

G1: Bolsonaro diz que 'tendência' é vetar fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões para 2022

R7: Covid-19 rende quase 5 mil denúncias contra empresas no cuidado com a saúde do trabalhador

Luis Nassif: Remédio para câncer de próstata defendido por Bolsonaro contra Covid-19 levanta suspeitas

Tijolaço: Bolsonaro força vitimismo com blefe de não disputar em 22

Brasil 247: Paulo Guedes foi um dos responsáveis pelo atraso na compra de vacinas

DCM: Bolsonaro mostra desânimo com golpe do voto impresso

Rede Brasil Atual: A aprovação do Fundo Eleitoral como estratégia de paralisar a CPI

Brasil de Fato: Sob Bolsonaro, número de armas de fogo nas mãos de civis duplica; 78% das vítimas são negras

Ópera Mundi: Pedro Castillo é oficialmente declarado presidente eleito do Peru

Fórum: Bolsonaro usa TV Brasil, emissora pública, para atacar vacinas: "Tem dado mostras que não protege"

Poder 360: Consumo de carne bovina no Brasil é o menor em 12 anos

Vi o Mundo: Em carta aos senadores, entidades jurídicas pedem rejeição de Mendonça ao Supremo: "Por um STF laico e independente"

New York Times: Pressionado a agir, Haiti anuncia novo governo

Washington Post: Segurança do iPhone não é páreo para spyware furtivo

WSJ: Mercados cambaleiam diante da variante delta

Financial Times: Investidores procuram refúgios seguros com o medo dos mercados de turbulências da variante delta

The Guardian: 'Ataque à democracia'. Reação furiosa a revelações de espionagem

The Times: Sem vacina significa sem entrada, Johnson avisa aos jovens

Le Monde: Revelações sobre um sistema global espiando por telefone

Libération: E se nós ouvíssemos Britney Spears

El País: EUA, UE e Otan acusan a China de promover ciberataques

El Mundo: Juízes acusam a ministra por "deslegimitizá-los"

Clarín: Dólar sem freio: Chegou a $ 180 e sobe 10,4% no último mês

Página 12: O dia do professor

Granma: AICA e Cneuro: Onde se produz e luta-se pela vida

Diário de Notícias: "No final da pandemia, vamos perceber que foi em Portugal que morreram menos pessoas em lares"

Público: Procuradores acusam juiz Ivo Rosa de distorcer Operação Marquês

Frankfurter Allgemeine Zeitung: Saúde, Delta!

The Moscow Times: Relatada prisão subterrânea secreta encontrada perto de São Petersburgo

Global Times: China pontuou bem no 'grande exame' da construção de Xiaokang sob o espírito do PCC, completando metas ousadas

Diário do Povo: As analogias de Xi sobre a defesa do multilateralismo

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário