Sentindo sede e urina escura, dois sintomas não reconhecidos de câncer de pâncreas
Os cientistas identificaram 22 sintomas de câncer pancreático, dois dos quais até agora foram mal documentados.
O câncer de pâncreas é uma doença difícil e agressiva de detectar. As chances de sobrevida em 5 anos variam de 5% para cânceres não operáveis a 30% quando o tumor pode ser operado no momento do diagnóstico. Daí a importância de conhecer os sintomas. Pesquisadores da Universidade de Oxford publicaram um quadro clínico abrangente de câncer de pâncreas no British Journal of General Practice .
A equipe do Dr. Weiqi Liao examinou dados de 24.236 pacientes diagnosticados na Inglaterra entre 2000 e 2017, do banco de dados eletrônico QResearch. Ela comparou os diferentes sintomas antes e depois do diagnóstico de câncer de pâncreas com dados de outros pacientes sem câncer.
Sintomas da doença um ano antes do diagnóstico
Dois sintomas chamaram a atenção dos cientistas: sensação de sede e urina escura. Muito pouco documentados, são, no entanto, facilmente identificáveis. Os outros 20 sintomas são:
amarelecimento da pele;
sangramento no estômago ou intestinos;
problemas de deglutição;
diarreia;
uma mudança nos hábitos intestinais;
vômitos;
indigestão;
"caroço" abdominal ou inchaço;
dor abdominal;
perda de peso ;
a constipação;
a presença de gordura nas fezes;
náusea;
flatulência;
azia;
febre ;
cansaço;
perda de apetite;
coceira;
dor nas costas.
A maioria desses sintomas não é específica do câncer de pâncreas e pode estar associada a outras condições benignas. No entanto, os pesquisadores observaram que muitos deles apareceram um ano antes de seu câncer ser diagnosticado.
VÍDEO - Dr. Christian Recchia: "O câncer de cólon é o mais comum, todos os sexos combinados. No entanto, é fácil de evitar"
Nenhum comentário:
Postar um comentário