Rolou na Pública Cobertura especial do Vale do Javari. A Pública está com duas equipes de reportagem na Amazônia, lideradas pelos repórteres Ciro Barros e Rubens Valente, para acompanhar de perto as circunstâncias do desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira. Um documento obtido pela Pública revela que “Pelado”, um dos suspeitos no desaparecimento do jornalista e do indigenista, relatou a peritos da Polícia Civil do Amazonas ter sofrido espancamento e sessões de asfixia por parte de Policiais Militares. Por conta da reportagem, o Ministério Público do Estado do Amazonas vai investigar a denúncia, conforme noticiado na CNN Brasil. Nossa reportagem foi republicada nos veículos UOL, Ponte, Carta Capital, Sul 21, e repercutida na Folha, no Nexo e no IG. Você pode acompanhar a cobertura em nosso site.
Terra de conflitos e crime organizado. Região do Vale do Javari, onde indigenista brasileiro e jornalista inglês desapareceram, teve multa de dez milhões de reais por pesca ilegal de pirarucu no Amazonas. De acordo com levantamento inédito da Pública, esse foi o maior valor de multa aplicada pelo Ibama em todo o estado num período de 30 anos. Segundo denúncias, o indigenista vinha recebendo ameaças de pescadores ilegais da espécie. A reportagem foi republicada na Revista Galileu, na Revista IHU Unisinos, no Canal My News e no Portal A Crítica, de Manaus.
Caso Arthur Lira. A Pública teve acesso à decisão judicial de primeira instância, publicada em dezembro de 2010, que obrigou o presidente da Câmara dos Deputados a reconhecer a paternidade de filha com doença rara, após teste de DNA. A mãe recorreu ao Estado para bancar remédio de alto custo essencial para o tratamento da menina, que também precisa de cuidados especiais e apoio nas necessidades básicas. A reportagem foi republicada no Metrópoles, na Carta Capital, no Brasil 247 e repercutida na Revista Fórum e no podcast Legis-Ativo do Estadão. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário