quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Reunião com ministro da Defesa pode ser álibi para militares questionarem eleições, mas oportunidade para Moraes CADA UM NO SEU QUADRADO.

 

Reunião com ministro da Defesa pode ser álibi para militares questionarem eleições, mas oportunidade para Moraes

O presidente do TSE Alexandre de Moraes tem decisivo encontro com o general ministro da Defesa de Jair Bolsonaro

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, tem decisivo encontro com o ministro da Defesa de Jair Bolsonaro, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, nesta terça-feira (23).

A 40 dias das eleições, o general pressionará a Corte por mudanças no sistema eleitoral brasileiro. Moraes, por outro lado, dará um aceno para o diálogo, mostrando que o TSE escuta os pedidos militares, apesar da inviabilidade e impossibilidade de se adotar mudanças em tão curto prazo.

Trata-se de um gesto de Moraes, ao mesmo tempo que manterá a postura de rebater os ataques por parte do próprio Jair Bolsonaro e conter as Fake News já disseminadas sobre as urnas por militares e apoiadores do presidente.

Álibi para questionar eleições

Não há informações claras sobre as demandas que serão colocadas por Oliveira na mesa com Moraes nesta terça. A reunião ocorrerá de forma privada, sem a presença de assessores. O Tribunal informou que a reunião desta terça será uma “visita de cortesia”.

Mas, ao que indicam as posições da Defesa, com o já histórico de dúvidas levantadas e disseminadas para a população sobre as urnas (explicamos aqui), todas elas respondidas em sua totalidade pelos técnicos do TSE, e posteriormente os pedidos de mudanças dos militares, o encontro pode ser um protocolo para a Defesa usar de álibi nos questionamentos futuros.

Questionar o resultado eleitoral, uma das estratégias já claras e admitidas pelo próprio presidente, será o passo seguinte, quando o ministro afirmar que o TSE não atendeu aos pedidos dos militares de mudanças eleitorais.

Detalhes sobre as tratativas de Jair Bolsonaro junto às Forças Armadas com intuitos eleitorais foram divulgados no especial do GGN no projeto Xadrez da UltradireitaEm setembro, as investigações formarão um documentário, só possível com o seu apoio (confira mais aqui).

Nesta segunda-feira, durante a sabatina ao Jornal Nacional, Jair Bolsonaro afirmou que seria Fake News a suspeita de que ele está estimulando um golpe nas eleições 2022. Mas voltou a defender – e convencer os telespectadores – de que as urnas não são seguras e que quer somente mais “transparência”.

“Tenho certeza que ministro Alexandre de Moraes chegará a um bom termo”, deu o aviso.

Por parte de Alexandre de Moraes, contudo, o encontro também será uma oportunidade para indicar, tanto ao general da Defesa, como à população, que o TSE está com as portas abertas ao diálogo, não impede sugestões e críticas e responde a elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário