Rolou na Pública Desinformação no Telegram. A reportagem tema desta newsletter foi republicada no UOL, Carta Capital, Núcleo Jornalismo, Brasil de Fato, Revista Galileu e Opera Mundi.
Morre uma etnia. Símbolo de resistência dos indígenas isolados, o "Índio do Buraco", último representante de seu povo, foi encontrado morto na última quarta-feira (24), como revelou com exclusividade a Agência Pública na manhã de sábado (27), na coluna do repórter Rubens Valente. A morte foi confirmada somente horas depois pela Funai, numa nota divulgada na tarde do mesmo dia. A notícia foi repercutida internacionalmente em veículos como The Guardian, New York Post, BBC, CBS e Clarín e nacionalmente na Folha, DW, CNN, G1, entre outros.
Senadora, ruralista e herdeira. Após o debate presidencial exibido pela TV Bandeirantes no último domingo (28), a reportagem da Pública sobre a candidata à presidência Simone Tebet (MDB) foi bastante acessada no site e nas redes sociais. A reportagem revela que a senadora é herdeira e proprietária em região de conflito com os Guarani-Kaiowá, e já defendeu indenizações em dinheiro para fazendas em áreas indígenas e suspensão de demarcações. A matéria, publicada no início de julho, foi repercutida nesta semana pela Revista Fórum. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário