Rolou na Pública Quem está por trás dos bloqueios? A Pública apurou que Luciano Hang, dono das lojas Havan, e outros empresários catarinenses, como Emílio Dalçoquio, que ficou conhecido por incentivar a greve de caminhoneiros em 2018, tiveram ativa participação nas manifestações golpistas no estado desde o dia 30 de outubro. Um documento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao qual a reportagem teve acesso com exclusividade aponta que caminhões a serviço da Havan foram enviados para os bloqueios. A reportagem foi republicada no Nexo, no Brasil de Fato e no Brasil 247.
Vitória indígena. De acordo com levantamento da Pública, em 48 urnas localizadas em territórios indígenas, espalhadas por 11 estados, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi unanimidade. Esse número de seções eleitorais representa cerca de um terço das 143 urnas em que o candidato do PT recebeu 100% dos votos válidos. Lideranças apontam a política anti-indígena de Bolsonaro como principal justificativa para o resultado dessas seções. A reportagem foi republicada na Revista Galileu e na Carta Capital.
Atenção, repórteres. Estão abertas as inscrições para as Microbolsas Petróleo e Mudanças Climáticas. Buscamos pautas que levem em conta principalmente os novos blocos de exploração na região amazônica e seus impactos socioambientais. Em parceria com o WWF-Brasil, a Pública vai contemplar quatro pautas com bolsas de R$ 8 mil, mentoria e publicação das reportagens no nosso site. As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de dezembro por meio deste formulário.
Prêmio IPYS. A reportagem “A máquina oculta de propaganda do iFood” ficou entre as finalistas e ganhou menção honrosa no Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo. A reportagem mostrou as estratégias de agências de publicidade a serviço do app de delivery para desmobilizar movimento de entregadores. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário