quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Mandela e Fidel: o que não é dito

Mandela e Fidel: o que não é dito
Atilio Boron

A morte de Nelson Mandela precipitou uma enxurrada de interpretações de sua vida e obra. Apresentam-no como um apóstolo do pacifismo e uma espécie de Madre Teresa na África do Sul. É uma imagem essencial e deliberadamente errada. Ignora que, após o massacre de Sharpeville, em 1960, o Congresso Nacional Africano (ANC) e seu líder Mandela, adotaram a luta armada e a sabotagem às empresas e grandes projetos sem prejuízo da vida econômica do país.

Mandela visitou vários países da África em busca de ajuda econômica e militar para apoiar esta nova tática de luta. Foi preso em 1962 e, pouco depois, condenado à prisão perpétua, o que iria mantê-lo relegado a uma prisão de segurança máxima, em uma célula de dois por dois metros, por 25 anos, com exceção dos últimos dois anos, devido à enorme pressão internacional por sua libertação e melhoria das condições como presidiário.

Mandela, portanto, não era um "adorador da legalidade burguesa", mas um líder político extraordinário cuja estratégia e táticas de combate foram alteradas de acordo com diferentes condições sob a qual travaram suas batalhas. Dizem que foi o homem que acabou com a odiosa apartheid na África do Sul, que é uma meia-verdade.

A outra metade do crédito pertence a Fidel e à Revolução Cubana, cuja intervenção na guerra civil angolana selou o destino do regime racista ao derrotar as tropas do Zaire (hoje República Democrática do Congo), o Exército Sul-Africano e dois exércitos mercenários organizados, armados e financiados pelos Estados Unidos através dos angolanos da CIA. Graças à sua heroica colaboração em que mais uma vez foi demonstrado a nobreza do internacionalismo da Revolução Cubana, foi possível manter a independência de Angola, estabelecer as bases para a emancipação posterior da Namíbia e assestar o golpe de misericórdia contra a apartheid sul-africana.

Assim, ciente do resultado da batalha de Cuito Cuanavale, em 23 de março de 1988, Mandela escreveu da prisão que o resultado do que foi por ele chamado de "Estalingrado Africano" foi "o ponto de viragem para a libertação do nosso continente e de meu povo do flagelo da apartheid". A derrota dos racistas e seus mentores americanos desferiu um golpe mortal na ocupação do Sul da Namíbia e precipitou o início de negociações com o Congresso Nacional Africano. Em pouco tempo, o trabalho conjunto desses dois grandes estadistas e revolucionários acabaria por derrubar o regime racista sul-africano.

Anos mais tarde, na Conferência Cuba-África do Sul de Solidariedade, em 1995, Mandela diria que "os cubanos vieram para a nossa região, como médicos, professores, soldados, técnicos em agricultura, mas nunca como colonizadores. Eles compartilharam as mesmas trincheiras na luta contra o colonialismo, o subdesenvolvimento e a apartheid. Jamais esqueceremos este exemplo incomparável de internacionalismo altruísta". É um bom lembrete para aqueles que, nos dias atuais (como no passado), falam da "invasão" de Cuba a Angola.

Cuba pagou um preço enorme por este nobre ato de solidariedade internacional. Como disse Mandela, foi o ponto de viragem da luta contra o racismo na África. Entre 1975 e 1991, cerca de 450.000 homens e mulheres da Ilha passaram por Angola arriscando a sua vida nessa missão. Pouco mais de 2.600 cubanos perderam a vida lutando para derrotar o regime racista de Pretória e seus aliados. A morte deste líder extraordinário que foi Nelson Mandela é uma excelente oportunidade para prestar homenagem à sua luta e também o heroísmo internacionalista de Fidel e da Revolução Cubana.



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