domingo, 27 de dezembro de 2015

O impeachment

O IMPEACHMENT
Sebastião Costa*
Na Venezuela, só a força, a coragem e os avanços sociais promovidos por Chávez conseguiram sustentar democraticamente sua permanência no poder durante 14 anos. Mesmo assim, em 2002, um golpe elaborado pelo complexo burguesia/mídia derrubou o presidente, que retornou dois dias depois nos braços do povão que habita a periferia de Caracas.
No Brasil, já são 'intermináveis' 13 anos da esquerda no poder. Assim também já é demais!
Alguém com uma boa memória consegue vislumbrar outro país sul-americano em que um governante de esquerda tenha se mantido tanto tempo no poder ?
O governo democrático de Getúlio Vargas durou 3 anos e 7 meses, o de João Goulart, nem isso! Fernando Lugo, no Paraguai, foi para casa muito cedo e Zelaia, em Honduras (América Central), seguiu o mesmo caminho.
É besteira, não tem pra ninguém!
Aqui no Brasil a direita, com raras exceções (Getúlio 'democrático', Jango e o lulopetismo) governaram o país desde Tomé de Souza.
Em 2014, fechadas as urnas da segunda eleição de Dilma e os tucanos já solicitaram recontagem dos votos, respaldados no argumento do nada. Acharam pouco e, logo depois, entraram com ação para tentar anular as eleições, baseados no nada também.
Sem alternativas acabaram pedalando na garupa da hipocrisia e do cinismo, e querem agora derrubar a presidenta por um ato que eles próprios praticaram.
Com quatro derrotas seguidas para o carisma e as conquistas sociais de um torneiro mecânico, partiram para o vale-tudo. Elegeram um chantagista para a presidência da Câmara e se atracaram ao rancor de um advogado frustrado, por não ter conseguido no governo petista "um alto cargo, provavelmente fora do país," como o próprio Hélio Bicudo declarou à imprensa.
Mas, o que mais chama a atenção no enredo dessa história são os personagens envolvidos. Além do advogado magoado, o currículo dos agentes golpistas é de dar inveja ao pessoal da Papuda. Começa com o presidente do TCU, Aroldo Cedraz citado na Lava-Jato e o relator do processo que desaprovou as contas da presidenta, Augusto Nardes investigado pela operação Zelotes. Todos os líderes da oposição, de Paulinho da Força ao golpista-mor, Aécio Neves estão envolvidos com algum tipo de falcatrua, passando por Eduardo Cunha, cuja folha corrida é de amplo conhecimento público
É essa tropa de choque que quer derrubar a política mais honesta do país. E a imprensa conservadora a compactuar com todo esse cinismo.
Felizmente, as manobras e tentativas de caminhar com a agenda do golpismo sofreram uma derrota importante, essa semana, na liminar do ministro do Supremo Edson Fachin. O manifesto dos governadores foi outra pancada na cabeça dos golpistas.
Pelo andar da carruagem e mesmo com as defecções, traições e cartas hipócritas, há uma forte esperança de que a democracia deve vencer mais essa batalha.
* Médico


Nenhum comentário:

Postar um comentário