sexta-feira, 10 de junho de 2016

Governo Macri notifica Telesur de que emissora deixará de ser transmitida na Argentina em 15 dias.

Governo Macri notifica Telesur de que emissora deixará de ser transmitida na Argentina em 15 dias

'Enquanto pensamos em avançar e crescer, o governo de Mauricio Macri pretende que nós desapareçamos', disse Patricia Villegas, presidente da emissora
A RTA (Radio y Televisión Argentina), empresa estatal argentina que administra os meios de comunicação no país, enviou nesta terça-feira (07/06) uma notificação à sucursal argentina da emissora multiestatal Telesur, com sede na Venezuela, que irá retirar em 15 dias o sinal do canal da televisão aberta da Argentina.
Telesur

Criada em 2005, a Telesur tem como acionistas os Estados da Venezuela (onde está sediada), Cuba, Equador, Bolívia, Nicarágua e Uruguai
Nesta quarta-feira (08/06), a presidente da Telesur, Patricia Villegas, criticou a medida por meio de seus perfis nas redes sociais. “Enquanto pensamos em avançar e crescer, somar e multiplicar, nunca em subtrair ou dividir, o governo de Mauricio Macri pretende que nós desapareçamos”, disse Villegas.
“Justamente numa época de comemoração e luta para jornalistas na Argentina, nos chega esta notificação”, disse a presidente da emissora no Facebook. Na publicação, Villegas utilizou as hashtags “#NoNosCallarán” (“Não irão nos calar”) e “#TelesurConArgentina”.
Segundo a RTA, a rescisão ocorrerá “com base nas necessidades de renovar a grade de nossos Sistema Experimental de Televisão Digital Terrestre e Sistema de Televisão por Satélite”. O comunicado não menciona a linha editorial da Telesur e diz que a rescisão “não impede a celebração de outros acordos futuros”.
 

Governo Macri irá retirar da Casa Rosada retratos de Che Guevara, Perón, Allende e Bolívar

#NiUnaMenos: milhares de mulheres realizam marcha contra violência machista na Argentina

Não podemos permanecer indiferentes diante das turbulências em curso na região, diz Raúl Castro

PUBLICIDADE
No final de março veio a público a medida de que o governo Macri iria retirar o sinal da Telesur da  televisão argentina. “Nosso país não tinha nenhuma ingerência nos conteúdos [da Telesur] nem em seu gerenciamento. Esta determinação [de retirar o sinal] está em linha com o que temos proposto para os meios públicos em termos de pluralismo e austeridade”, declarou na ocasião o ministro de Meios e Conteúdos Públicos, Hernán Lombardi.
Leia a íntegra da notificação da RTA à Telesur:
Senhores La Nueva Televisión del Sur C.A. (T.V. Sur)
Sucursal Argentina
De minha consideração:
Por meio desta, em meu caráter de encarregada judicial e administrativa da Radio y Televisión Argentina S.E. (RTA SE) e seguindo instruções expressas do meu mandante, venho comunicar aos senhores que Radio y Televisión Argentina Sociedade del Estado decidiu rescindir os Convênios de Colaboração Nº 166/10 e Nº 167/10 celebrados na ocasião com os senhores e com base em necessidades de renovar a grade de nossos Sistema Experimental de Televisão Digital Terrestre e Sistema de Televisão por Satélite, deixaremos de emitir o sinal Telesur no prazo de quinze (15) dias a partir do recebimento desta.
Quero igualmente transmitir o agradecimento de RTA SE pelo importante aporte feito pelos senhores a ambos os sistemas e manifestar que essa rescisão não impede a celebração de outros acordos futuros.
Atenciosamente,
Maria Eugenia Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário