Governo Macri notifica Telesur de que emissora deixará de ser transmitida na Argentina em 15 dias
'Enquanto pensamos em avançar e crescer, o governo de Mauricio Macri pretende que nós desapareçamos', disse Patricia Villegas, presidente da emissora
A RTA (Radio y Televisión Argentina), empresa estatal argentina que administra os meios de comunicação no país, enviou nesta terça-feira (07/06) uma notificação à sucursal argentina da emissora multiestatal Telesur, com sede na Venezuela, que irá retirar em 15 dias o sinal do canal da televisão aberta da Argentina.
Telesur
Criada em 2005, a Telesur tem como acionistas os Estados da Venezuela (onde está sediada), Cuba, Equador, Bolívia, Nicarágua e Uruguai
Criada em 2005, a Telesur tem como acionistas os Estados da Venezuela (onde está sediada), Cuba, Equador, Bolívia, Nicarágua e Uruguai
Nesta quarta-feira (08/06), a presidente da Telesur, Patricia Villegas, criticou a medida por meio de seus perfis nas redes sociais. “Enquanto pensamos em avançar e crescer, somar e multiplicar, nunca em subtrair ou dividir, o governo de Mauricio Macri pretende que nós desapareçamos”, disse Villegas.
“Justamente numa época de comemoração e luta para jornalistas na Argentina, nos chega esta notificação”, disse a presidente da emissora no Facebook. Na publicação, Villegas utilizou as hashtags “#NoNosCallarán” (“Não irão nos calar”) e “#TelesurConArgentina”.
Segundo a RTA, a rescisão ocorrerá “com base nas necessidades de renovar a grade de nossos Sistema Experimental de Televisão Digital Terrestre e Sistema de Televisão por Satélite”. O comunicado não menciona a linha editorial da Telesur e diz que a rescisão “não impede a celebração de outros acordos futuros”.
Governo Macri irá retirar da Casa Rosada retratos de Che Guevara, Perón, Allende e Bolívar
#NiUnaMenos: milhares de mulheres realizam marcha contra violência machista na Argentina
Não podemos permanecer indiferentes diante das turbulências em curso na região, diz Raúl Castro
PUBLICIDADE
No final de março veio a público a medida de que o governo Macri iria retirar o sinal da Telesur da televisão argentina. “Nosso país não tinha nenhuma ingerência nos conteúdos [da Telesur] nem em seu gerenciamento. Esta determinação [de retirar o sinal] está em linha com o que temos proposto para os meios públicos em termos de pluralismo e austeridade”, declarou na ocasião o ministro de Meios e Conteúdos Públicos, Hernán Lombardi.
Leia a íntegra da notificação da RTA à Telesur:
Senhores La Nueva Televisión del Sur C.A. (T.V. Sur)
Sucursal Argentina
De minha consideração:
Por meio desta, em meu caráter de encarregada judicial e administrativa da Radio y Televisión Argentina S.E. (RTA SE) e seguindo instruções expressas do meu mandante, venho comunicar aos senhores que Radio y Televisión Argentina Sociedade del Estado decidiu rescindir os Convênios de Colaboração Nº 166/10 e Nº 167/10 celebrados na ocasião com os senhores e com base em necessidades de renovar a grade de nossos Sistema Experimental de Televisão Digital Terrestre e Sistema de Televisão por Satélite, deixaremos de emitir o sinal Telesur no prazo de quinze (15) dias a partir do recebimento desta.
Quero igualmente transmitir o agradecimento de RTA SE pelo importante aporte feito pelos senhores a ambos os sistemas e manifestar que essa rescisão não impede a celebração de outros acordos futuros.
Atenciosamente,
Maria Eugenia Martinez
Nenhum comentário:
Postar um comentário