quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Líder do PT na Câmara pede que Serra explique tentativa de 'compra de voto' do Uruguai


Líder do PT na Câmara pede que Serra explique tentativa de 'compra de voto' do Uruguai

Afonso Florence diz ser 'clara' tentativa de 'fazer com que Uruguai não cumprisse normas' do Mercosul; senadores querem pedido de desculpas formal a país
Atualizada às 17:00
O líder do PT na Câmara dos Deputados, o deputado Afonso Florence (BA), protocolou na terça-feira (16/08) um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, para que explique “pessoalmente” a afirmação feita pelo chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, de que ele teria tentado “comprar o voto” do governo do Uruguai para suspender a transferência da Presidência temporária do Mercosul à Venezuela.
No requerimento, Florence afirma que a fala de Novoa demonstra “claramente” que o ministro Serra, em viagem à nação vizinha acompanhado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, “tentou fazer com que o Uruguai não cumprisse as normas impostas ao Mercosul”.
Wilson Dias/Agência Brasil

Afonso Florence pediu que Serra explique "pessialmente" caso de suposta "compra de voto" do Uruguai
“É evidente que um representante do governo brasileiro, notadamente um ocupante de um Ministério federal, não pode, de forma alguma, usar de subterfúgios para que se descumpram as normas internacionais, ratificadas pelo Brasil, em favor de um posicionamento político desarrazoado”, disse o deputado.
 

Venezuela rejeita acusações de 'Tríplice Aliança' e diz ter cumprido protocolo de adesão a Mercosul

Uruguai diz que Serra tentou 'comprar voto' do país para evitar que Venezuela assuma Mercosul

'Nada nem ninguém' tiram Venezuela da Presidência do Mercosul, diz Nicolás Maduro

 
Durante Comissão de Assuntos Internacionais de Deputados, na semana passada, Novoa alegou que Serra teria insinuado que levaria o país como “sócio” em negociações futuras com outros países se suspendesse a transferência do comando do bloco à Venezuela, “tentando comprar o voto do Uruguai”.
Segundo o chanceler, a atitude de Serra “incomodou muito” o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez.
Senado
No Senado brasileiro, alguns parlamentares também criticaram a postura de Serra – nomeado chanceler pelo vice-presidente no exercício da Presidência, Michel Temer, em 12 de maio – e sugeriram um pedido de desculpas formal para o Uruguai.
"Se [a tentativa de compra de voto] não fosse verdade, por que ia o chanceler [Novoa] se dirigir aos deputados do seu país? São graves essas acusações, elas têm que ser esclarecidas, não negadas. E penso que o Brasil deve retratação ao Uruguai, um pedido de desculpas por essa situação", afirmou Gleisi Hoffmann (PT), senadora do Paraná .
Durante reunião do plenário, o senador Roberto Requião (PMDB), também do Paraná, reforçou a posição de Hoffmann e pediu desculpas ao Uruguai pelo comportamento “inadequado e violento” do chanceler brasileiro que, segundo Requião, transformou a política externa do país em “motivo de chacota”.

PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário