quinta-feira, 18 de agosto de 2016

No Brasil, Pepe Mujica defende Mercosul e pede 'moderação para evitar conflitos' na região


No Brasil, Pepe Mujica defende Mercosul e pede 'moderação para evitar conflitos' na região


'Não há causa mais importante para os latino-americanos que a integração', disse ex-presidente uruguaio em evento na cidade de Franca, em São Paulo
Em visita ao Brasil, o ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica fez um apelo em defesa da integração regional e do Mercosul, dizendo que a união "é a coisa mais importante dos latino-americanos". "Não há causa mais importante para os latino-americanos que a integração econômica e universitária", disse Mujica, em um evento nesta segunda-feira (15/08) na Unesp (Universidade Estadual Paulista) da cidade de Franca, em São Paulo, que contou com a presença de quase três mil estudantes.
Apesar de fazer menção explícita ao Mercosul, Mujica evitou tocar na polêmica sobre a presidência temporária do bloco, que está com a Venezuela, mas que está sob contestação de Brasil, Argentina e Paraguai, que alegam que o país não cumpriu todos os requisitos de adesão.
Ele fez pedidos para que as pessoas ajam com "moderação para evitar conflitos".
Agência Efe

Ex-presidente uruguaio, José "Pepe" Mujica: união "é a coisa mais importante dos latino-americanos"  

'Conta pendente do povo brasileiro é não permitir que ódio germine por divergências políticas', diz Pepe Mujica

Aos 90 anos, Fidel Castro está 'feliz', diz Frei Betto

Elke Maravilha, filha da guerra

 
O chanceler brasileiro, José Serra, tem feito campanha há meses para evitar que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, assuma o comando do Mercosul. Foi cogitada a criação de uma presidência colegiada entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai até dezembro, quando se concluiria o período de liderança da Venezuela. No entanto, o chanceler do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, descartou a proposta por ela não estar prevista no estatuto do Mercosul.
O bloco está sem presidência desde o dia 1º de agosto, quando encerrou a gestão temporária do Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário