1 de dezembro de 2016
NOTÍCIAS DO NPC
De 16 a 19 de novembro, 200 pessoas do país inteiro, entre jornalistas e dirigentes sindicais, estiveram reunidas no Centro do Rio para refletir sobre o papel da mídia na manipulação de consciências. Foram quatro dias de intensos debates, que apontaram para os muitos desafios que estão colocados à classe trabalhadora em tempo de ameaça à democracia e de ascensão do discurso de ódio e violência. O curso reuniu participantes de norte a sul do Brasil, vindos de 16 estados brasileiros. Dentre os palestrantes estavam Frei Betto, Francisco Louçã, Renata Mielli, Márcia Tiburi, Laurindo Leal Filho, Silvio Tendler, Nilson Lage, Luis Felipe Miguel, Pedrinho Guareschi, Elaine Tavares, Rita Freire e Gustavo Gindre. Confira a cobertura completa do curso nesse boletim! Também é possível acessar a apostila em PDF, basta clicar aqui.
|
NOTÍCIAS
|
NOTÍCIAS
|
NOTÍCIAS
|
NOTÍCIAS
|
NOTÍCIAS
[Por Sheila Jacob - NPC] Mesmo com as novas tecnologias, ainda é imenso o poder da TV na formação de coração e mentes no Brasil hoje, reconheceram os palestrantes na mesa sobre a Televisão no Brasil. Como o jornalista Laurindo Leal lembrou, a TV é ainda o principal meio de informação no país, presente em nossa vida não apenas dentro de casa, mas também nos consultórios médicos, ônibus e metrôs. “O problema é que por essas telas, presentes em todos os lugares, transita o pensamento único. A TV se consolidou como meio comercial. O coronelismo eletrônico, ou seja, a concentração de canais nas mãos de poucas famílias é herdeira do coronelismo fundiário em nosso país. É ela que impõe as decisões políticas a toda a sociedade”, ressaltou. | Continue lendo.
|
NOTÍCIAS
[Por Sheila Jacob - NPC] “Vou falar rapidamente sobre o controle da opinião pública e como as pessoas são levadas a pensar contra seus interesses”. Assim iniciou sua intervenção o professor Nilson Lage, da UFSC, lembrando como os recursos de convencimento existem desde a Antiguidade e mostrando como os mesmos grupos que deram o golpe em 1964 continuam a atuar até hoje. A Rede Globo, por ser o grupo mais poderoso no brasil hoje, foi estudada pelo historiador João Braga Arêas, que mostrou de que forma a Globo defendeu a ditadura e desde então continua ligada aos grupos do poder e aos principais acontecimentos políticos do país. Francisco Fonseca, por sua vez, mostrou como o golpe é fruto de articulação de interesses internacionais, para além da atuação de atores brasileiros, como os empresários, a mídia hegemônica e o poder judiciário nacionais. Por fim, Luis Felipe Miguel defendeu que, frente aos processos de manipulação da informação por parte dos grandes meios de comunicação, é necessário resistir aos ataques aos direitos e à soberania em espaços fora da institucionalidade, como as ruas e as ocupações de escolas. | Continue lendo.
|
NOTÍCIAS
|
NOTÍCIAS
|
NOTÍCIAS
|
NOTÍCIAS DO NPC
|
NOTÍCIAS DO NPC
|
DICAS
|
DICAS
Esse foi o filme que inspirou o tema da primeira mesa do 22º Curso Anual do NPC. Ele retrata um período de esperança à classe trabalhadora da América Latina, com a eleição de diversos governos progressistas no continente. O diretor, Oliver Stone, na ocasião, fez entrevistas com o venezuelano Hugo Chávez, o paraguaio Fernando Lugo, os argentinos Cristina e Nestor Kirchner, o equatoriano Rafael Correa, o boliviano Evo Morales, o cubano Raúl Castro e o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Naquela época, já apontava para a ameaça aos interesses dos EUA representada por tais mandatários. Confira aqui!
|
DICAS
|
DICAS
|
DICAS
Quem já adquiriu algum livro-agenda do NPC sabe que o material é uma rica fonte de informação, pesquisa e também serve de inspiração para os desafios que se apresentam no tempo presente. Para 2017, escolhemos o tema MULHERES DE LUTA. A cada dia, são lembradas operárias, comunistas, escravizadas, camponesas, estudantes, feministas, anarquistas, professoras e tantas outras mulheres de luta. Flora Tristan, Frida Kahlo, Mercedes Sosa, Ana Montenegro, Clara Zetkin, Patrícia Galvão (Pagu), Laura Brandão, Dona Penha, Violeta Parra, Clarice Lispector, Letícia Sabatela, Dandara dos Palmares são alguns nomes recuperados. Também são lembradas as tantas mulheres que resistiram à ditadura brasileira, muitas chegando a participar diretamente da guerrilha do Araguaia. Para a abertura dos meses, foram convidadas escritoras e militantes de diversas áreas para apresentar uma forma de luta específica.
|
DICAS
Esse livro, da filósofa Márcia Tiburi, foi inspirado na experiência da autora no programa “Saia Justa”, da GNT. A partir dessa vivência, ela resolveu refletir sobre a presença da TV em nossas vidas. O livro está dividido em três partes. Na primeira, “Olho”, ela trata do aparelho como um “olho de vidro”, uma espécie de “prótese do conhecimento” que determina a forma como vemos. Na segunda parte, “tela”, reflete sobre como a relação do ser humano com o conhecimento passa por diversas telas ao longo da história (pintura, foto, TV e, hoje em dia, computador e celular). Por fim, em “distância” reflete sobre a distância entre a produção de conteúdo e o desejo do espectador. No prefácio, ela fala sobre seu método de pesquisa, em referência ao “Discurso do método” do filósofo Descartes e, por fim, apresenta um “Opticário”, ou seja, uma espécie de glossário com termos que têm a ver com o olhar. Para comprar, basta clicar aqui.
|
DICAS
João Braga Arêas foi palestrante no 22º Curso Anual do NPC. Ele esteve na mesa “As batalhas da mídia: de 1964 a 2016”. Nós o convidamos por ter pesquisado a atuação das organizações Globo e, em especial, do jornal O Globo, nos últimos anos. Neste livro, o autor analisa detalhadamente a trajetória dessa empresa, mostrando como o jornal O Globo atua como propagandista das grandes empresas no Brasil, defendendo governos antipopulares (como Collor de Melo) e as privatizações. Somado a isso, a empresa desqualifica e criminaliza as organizações populares que conservam algum grau de autonomia. Nada mais atual, já que, como sabemos, a Rede Globo não apenas apoiou a ditadura em 1964, mas também foi fundamental para o golpe de 2016. Compre aqui.
|
|
-------------------------------------------------
ESTE BLOG ENVIA OS PARABÉNS A CLÁUDIA SANTIAGO GIANNOTTI E TODA A EQUIPE DO IMPRESCINDÍVEL NPC OS PARABÉNS PELA REALIZAÇÃO DO 22º CURSO ANUAL DO NPC E PELA CONTINUAÇÃO DO GENIAL PROJETO DO QUERIDO E INESQUECÍVEL AMIGO VITO GIANNOTTI.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário