sexta-feira, 19 de maio de 2017

Clipping Internacional - 19/05/2017


19/05/2017 08:57 - Copyleft

Clipping Internacional - 19/05/2017

Investigação de corrupção no Brasil mira Presidente. Mercados desabam em meio a conversas sobre impeachment. O índice da Bolsa de Valores caiu mais de 10%


Carta Maior
CartaMaior
BRASIL NA IMPRENSA INTERNACIONAL
(Brasil: a crise no golpe: Europa; América Latina; Estados Unidos)
 
EUROPA
The Guardian, Inglaterra
O presidente brasileiro Temer promete não renunciar e a Suprema Corte aprova uma investigação que o envolve. Um desafiador presidente diante de um inquérito que vai focar em afirmações de que concordou em pagar a uma testemunha num amplo escândalo de corrupção.
https://www.theguardian.com/world/2017/may/18/brazil-president-corruption-invesitgation-supreme-court
 
El País, Espanha
Crise política no Brasil. O Supremo brasileiro coloca Temer à beira da destituição. O presidente do país anuncia que não renunciará, mas já começaram as deserções entre seus aliados e os mercados entraram em pânico.
http://internacional.elpais.com/internacional/2017/05/18/actualidad/1495118590_847067.html
 
La Repubblica, Itália
Brasil no caos. Um áudio “enquadra” o presidente Temer por corrupção. “Não me demitirei”, entretanto, afirmou. Um empresário do ramo de frigoríficos envolvido em corrupção registrou uma conversa com o chefe de estado sobre o pagamento de um suborno. A Suprema Corte autorizou a abertura de um inquérito e a bolsa desabou. O presidente resiste, mas os protestos da população se ampliam em todas as cidades.
http://www.repubblica.it/esteri/2017/05/17/news/tempesta_politica_in_brasile_un_audio_inchioda_temer_per_corruzione-165712369/
 
LesEchos, França
Presidente brasileiro em meio à tormenta. A bolsa de São Paulo e o real sofreram quedas profundas.
https://www.lesechos.fr/monde/ameriques/0212106314622-le-president-bresilien-temer-dans-la-tourmente-2088004.php
 
Le Figaro, França





Brasil: O presidente Temer no coração de um escândalo de corrupção
http://www.lefigaro.fr/international/2017/05/18/01003-20170518ARTFIG00048-bresil-le-president-temer-au-coeur-de-scandale-de-pots-de-vin.php
 
O presidente brasileiro recusa-se a renunciar.
http://www.lefigaro.fr/flash-actu/2017/05/19/97001-20170519FILWWW00042-bresil-le-president-exclut-de-demissionner.php
 
RFI, França
Michel Temer fica, mas sem apoio político nem popular. O presidente Michel Temer fica isolado no governo depois de revelação de gravações comprometedoras, que levaram à abertura de inquérito contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF). O movimento Vem Pra Rua, partidos de oposição e centrais sindicais, como a CUT, anunciam manifestações em várias cidades do país no próximo domingo (21).
http://m.br.rfi.fr/brasil/20170518-temer-fica-mas-sem-apoio-politico-nem-popular
 
Permanência de Temer agrava crise econômica, diz historiadora francesa. Historiadoras francesas especializadas em política brasileira consideram difícil o presidente Michel Temer (PMDB) se manter no cargo após o empresário Joesley Batista, dono da JBS, revelar que gravou uma conversa de Temer dando aval ao pagamento de propina ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e ao operador Lúcio Funaro, ambos presos na Operação Lava Jato.
http://m.br.rfi.fr/brasil/20170518-permanencia-de-temer-agrava-crise-economica-diz-historiadora-francesa
 
"Moro é um inquisidor medieval e tendencioso", diz advogado de Lula. Advogados integrantes da equipe de defesa de Luiz Inácio Lula da Silva estão em giro europeu para “denunciar a perseguição política e judicial que sofre o ex-presidente”, segundo Valeska Teixeira Zanin Martins, uma das principais defensoras legais do petista.
http://m.br.rfi.fr/franca/20170517-moro-e-um-inquisidor-medieval-e-tendencioso-diz-advogado-de-lula
 
Esquerda.net, Portugal
Brasil: Protestos enchem as ruas, exigindo “Fora Temer” e “Diretas Já”. Partidos de oposição na Câmara dos Deputados elaboram pedido coletivo de impeachment de Michel Temer. PSOL pede prisão imediata de Aécio Neves. Veja imagens das manifestações. No Rio de Janeiro a manifestação é reprimida violentamente. Notícia em atualização
http://www.esquerda.net/artigo/brasil-protestos-enchem-ruas-exigindo-fora-temer-e-diretas-ja/48764
 
Público, Portugal
Temer apostou a presidência numa conversa gravada. Deputados apresentaram pedidos de destituição de Michel Temer, que está a ser investigado por obstrução à justiça. Não é certo que consiga resistir à pressão e se mantenha no cargo.
https://www.publico.pt/2017/05/18/mundo/noticia/temer-dizse-alvo-de-conspiracao-deputados-pedem-impeachment-1772627
 
Presidente do Supremo Tribunal Federal recusa prender Aécio Neves. Senador perdeu o cargo e foi acusado pelo empresário Joesley Batista de lhe ter pedido dois milhões de reais.
https://www.publico.pt/2017/05/18/mundo/noticia/supremo-tribunal-tira-cargo-de-senador-a-aecio-neves-1772607
 
Depois de já ter estado suspensa, bolsa brasileira perde perto de 10%. Empresas cotadas e contratos de futuros em forte desvalorização com crise política.
https://www.publico.pt/2017/05/18/economia/noticia/depois-de-ja-ter-estado-suspensa-bolsa-brasileira-perde-perto-de-10-1772640
 
Temer perde dois ministros e enfrenta milhares nas ruas. Michel Temer recusa afastar-se da presidência do Brasil, mas as pressões multiplicam-se. Dois ministros já apresentaram demissão e nas ruas milhares de pessoas pedem eleições.
https://www.publico.pt/2017/05/19/mundo/noticia/temer-perde-dois-ministros-e-leva-a-rua-milhares-de-manifestantes-1772741
 
Diário de Notícias, Portugal
Segundo ministro brasileiro renuncia após escândalo que envolve Presidente.
http://www.dn.pt/mundo/interior/segundo-ministro-brasileiro-renuncia-apos-escandalo-que-envolve-presidente-temer-8487763.html
 
Le Monde, França
Brasil: o presidente Temer se recusa a demitir-se e alega inocência. Apesar das suspeitas de obstrução da justiça, o chefe de estado asseguna não ter “nada a ocultar”. As pressões para sua renúncia se multiplicam.
http://www.lemonde.fr/ameriques/article/2017/05/18/bresil-le-president-temer-refuse-de-demissionner-et-plaide-son-innocence_5130121_3222.html
 
A bolsa brasileira em queda livre
http://www.lemonde.fr/bourse/article/2017/05/18/la-bourse-bresilienne-en-chute-libre_5129990_1764778.html
 
AMÉRICA LATINA
 
Página 12, Argentina
Temer se agarra à poltrona presidencial no Brasil. Disse que não vai renunciar à presidência em que pese haver sido gravado aprovando um suborno. Temer anunciou em seu discurso de 5 minutos que permanecerá na presidência apesar do STF ter iniciado uma investigação, de sua coalizão parlamentar estar se dissolvendo e milhares de brasileiros conclamam à sua saída nas ruas do Brasil
https://www.pagina12.com.ar/38706-temer-se-aferra-al-sillon-presidencial-en-brasil
 
Artigo de Emir Sader: termina como começou
https://www.pagina12.com.ar/38709-termina-como-empezo
 
Artigo de Martin Granovsky: As misérias do Brasil
https://www.pagina12.com.ar/38710-las-miserias-de-brasil
 
Artigo de Washington Uranga: Camisinha
https://www.pagina12.com.ar/38705-camisinha
 
El Telégrafo, Equador
Temer se aferra ao poder no Brasil apesar das denúncias de subornos. Movimentos sociais programam manifestações para exigir eleições antecipadas.
http://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/9/temer-se-aferra-al-poder-en-brasil-pese-a-denuncias-de-sobornos
 
La Jornada, México
Distúrbios em protestos para exigir a demissão de Temer no Brasil.
http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2017/05/18/disturbios-en-protestas-para-exigir-dimision-de-temer-en-brasil-1
 
El Espectador, Colômbia
Reveladas conversas de Temer que desencadearam uma crise no Brasil. O Supremo Tribunal Federal tornou pública uma gravação secreta em que o presidente parece negociar subornos para comprar o silêncio de um ex-presidente da Câmara de Deputados preso pelas investigações de corrupção na Petrobrás.
http://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/revelan-conversacion-de-temer-que-desencadeno-crisis-en-brasil-articulo-694478
 
O áudio que colocou Michel Temer, presidente do Brasil, entre as cordas
http://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/el-audio-que-puso-contra-las-cuerdas-michel-temer-presidente-de-brasil-video-694495
 
El Clarín, Argentina
Corrupção no Brasil: publicaram o áudio de Michel Temer com o dono do frigorífico JBS. A justiça brasileira liberou um áudio em que se escuta o presidente e o empresário falarem sobre suposto suborno para o político Eduardo Cunha.
https://www.clarin.com/mundo/corrupcion-brasil-publicaron-audio-michel-temer-dueno-frigorifico-jbs_0_HJvRQ2jgb.html
 
Segunda noite de protestos no Brasil para demandar a renúncia de Temer. Ocorreram nas principais cidades do país, em meio a uma crise política pela acusação ao presidente de avalizar suborno. Houve correrias, gases lacrimogêneos e pedras.
https://www.clarin.com/mundo/segunda-noche-protestas-brasil-reclamar-renuncia-temer_0_Hko1Q2jlZ.html
 
El Mercúrio, Chile
A Justiça divulga o áudio de Temer que desencadeou uma crise política no Brasil. O mandatário aconselhou a Joesley Batista, dono da maior empresa frigorífica do mundo, a manter os pagamentos a Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, para que se mantivesse em silêncio.
http://www.emol.com/noticias/Internacional/2017/05/19/859035/La-justicia-divulga-el-audio-de-Temer-que-desencadeno-una-crisis-politica-en-Brasil.html
 
El País, Uruguai
Temer perde apoio, mas se aferra: “Não renunciarei”. A Justiça abriu ontem uma investigação sobre o presidente no caso Petrobrás.
http://www.elpais.com.uy/mundo/temer-pierde-apoyo-se-aferra.html
 
ESTADOS UNIDOS
 The New York Times, EUA
Presidente brasileiro se recusa a renunciar em meio a novas denúncias de corrupção. O real desvalorizou-se fortemente e as bolsas apresentaram quedas acentuadas em razão da possível queda de Temer e a paralisia das reformas que estavam sendo conduzidas por ele.
https://www.nytimes.com/section/world?WT.nav=page&action=click&contentCollection=World&module=HPMiniNav&pgtype=Homepage&region=TopBar
The Washington Post, EUA
Novo escândalo irrompe e ameaça forçar o presidente brasileiro Temer a sair do cargo. Ele, entretanto, desafiou ontem os pedidos para sua renúncia, um dia após uma reportagem bombástica divulgar que ele havia sido gravado secretamente discutindo pagamentos de suborno durante uma investigação em uma ampla investigação sobre corrupção que tem descosturado a classe política do país.
https://www.washingtonpost.com/world/the_americas/new-scandal-erupts-that-threatens-to-force-out-brazilian-president-temer/2017/05/18/75ed771c-3b76-11e7-a59b-26e0451a96fd_story.html?hpid=hp_hp-cards_hp-card-world%3Ahomepage%2Fcard&utm_term=.ddffdc7145e2
 
The Washington Post, EUA
Investigação de corrupção no Brasil mira o Presidente. Os mercados desabam em meio a conversas sobre impeachment. O índice da Bolsa de Valores caiu mais de 10 %. A oposição exige a renúncia do presidente ou um processo de impeachment.
https://www.wsj.com/articles/brazils-temer-scandal-roils-markets-prompts-impeachment-talk-1495129224


Créditos da foto: CartaMaior




Nenhum comentário:

Postar um comentário