quarta-feira, 11 de abril de 2018

Quarta-feira de atos pelo Brasil fortalece movimento Lula Livre

 

Quarta-feira de atos pelo Brasil fortalece movimento Lula Livre

Mídia Ninja/MST
  

O acampamento Lula Livre em Curitiba tem sido um espaço de demonstrações de solidariedade que se opõem à violência policial do sábado (7) e às provocações dos movimentos de direita. O espírito de resistência pela liberdade do presidente Lula, preso político na cidade, se espalhou nesta quarta-feira nos atos que pipocaram no Brasil desde as primeiras horas da manhã. Os protestos prosseguem nesta noite.

Por Railídia Carvalho 

A ocupação popular solidária a Lula em frente à sede da Polícia Federal na capital paranaense inspirou ocupações em Fortaleza e Brasília. A primeira em frente à Justiça Federal e a segunda no gramado do Teatro Nacional. Trabalhadores rurais bloquearam rodovias, marcharam em diversas cidades entre elas Jacobina, Salvador e Capim Grosso, na Bahia, Junqueiro (AL), Picos (PI) e no interior do Pará. Em Minas Gerais, além dos atos de rua, a militância criou uma central de cartas para Lula onde uma equipe ajuda quem quiser a escrever cartas para o ex-presidente.

Maria Kazé, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), afirmou no ato de Picos que a força do povo nas ruas é o que vai tirar Lula da cadeia. Os trabalhadores protestaram em frente ao prédio da Polícia Federal. “Estamos no prédio da justiça federal para trazer indignação e repúdio à posição do STF e a decisão de prender Lula. Essa postura de queimar a Constituição colocando um inocente na cadeia demonstra a consolidação do golpe e que qualquer cidadão que não cometeu crime nenhum poderá agora ir para a cadeia”.

A ofensiva contra as denúncias da prisão de Lula prosseguem. Integrantes do Sindicato dos Delgados Federais querem transferir o ex-presidente argumentando riscos à população do entorno. “O tema dos moradores está sendo usado com má-fé, por pessoas e grupos que querem desviar o tema central, que é o arbítrio da prisão política de Lula”, respondeu em nota ao coordenação do acampamento livre em Curitiba. “Seguimos em resistência e estaremos onde se mantiver a condenação injusta”. A nota também reafirma a boa relação com os moradores e o respeito aos acordos coletivos de silencia e recolhimento do lixo e limpeza geral.

Confira algumas imagens dos atos na manhã de quarta-feira pelo Brasil:

Belo Horizonte - Central de Cartas para Lula



Salvador (BA)

Belo Horizonte (MG)

Acampamento Livre em Curitiba (PR)



Maceió (AL)

Pará

Picos (PI)

Curitiba (PR)


Jacobina (BA)

Fortaleza





Do Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário