terça-feira, 14 de agosto de 2018

Manifestantes em marcha por Lula Livre se encontram em Brasília nesta terça

POR DEMOCRACIA

Manifestantes em marcha por Lula Livre se encontram em Brasília nesta terça

Trabalhadores passarão o dia na capital federal para, nesta quarta-feira (15), juntam-se no grande ato público para acompanhar o registro no TSE da candidatura de Lula à Presidência da República
por Redação RBA publicado 14/08/2018 09h26
MATHEUS ALVES/BDF
Marcha Lula Livre
Trabalhadores sem-terra partiram de três pontos diferentes do Planalto Central, marcharam 50 quilômetros e se juntam à manifestação pelo registro da candidatura de Lula, nesta quarta
São Paulo – As três colunas camponesas que marcham há quatro dias em defesa do restabelecimento da democracia no país e pela candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às eleições deste ano se encontram na manhã desta terça-feira (14) em Brasília. O encontro das colunas Tereza de Benguela (com militantes da Amazônia e Centro-Oeste), Ligas Camponesas (Nordeste) e Coluna Prestes (Sul e Sudeste) deve ocorrer por volta das 10h30, próximo à Fonte da Luminosa da Torre de TV, no centro da capital federal.
Juntas, as três colunas reunirão cerca de 5 mil militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de outras organizações de trabalhadores do campo, que estarão em Brasília para o grande ato público, organizado pelas centrais sindicais e frentes populares, que vai marcar o registro oficial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de Lula como postulante à Presidência da República, nesta quarta-feira (15).
integrante da direção nacional do MST Rosa Maria diz que o encontro das três colunas deve ser marcado por "muita mística", e destaca o entusiasmo e a capacidade de resistência dos participantes, que partiram no último sábado (10) de três pontos diferentes do Planalto Central e caminharam cerca de 50 quilômetros até a capital. A Coluna Prestes partiu da cidade de Luziânia, em Goiás. No mesmo estado, da cidade de Formosa, partiram os integrantes da Coluna Ligas Camponesas (Nordeste). E de Engenho das Lages, no Distrito Federal, a Coluna Tereza de Benguela. 
"Vamos ver, rever e até mesmo conhecer companheiros e companheiras de luta, que marcharam por Lula Livre e contra os retrocessos da reforma agrária e dos direitos dos trabalhadores. Temos absoluta certeza que a retomada da democracia se dá com povo na rua", disse a ativista. 
Após o encontro, os integrantes da Marcha Nacional Lula Livre devem se dirigir para o estacionamento localizado entre o estádio Mané Garrincha e o ginásio Nilson Nelson, no centro de Brasília, onde ficarão acampados em preparação para as atividades de registro da candidatura de Lula nesta quarta-feira.
Na segunda-feira (13), a marcha recebeu a visita do arquiteto, artista e ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel, prêmio Nobel da Paz, a deputada espanhola do Podemos, Maria Spinoza, além da presidenta e da vice da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias e Jessy Daiane. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário