Democracia em Vertigem: documentário brasileiro reflete desalento global
Cineasta Petra Barros conversou com Luis Nassif sobre as críticas ao seu trabalho que, em uma semana de Netflix, tem quantidade de views superior a de séries de ficção importantes, como Mecanismo e Stranger Things
Jornal GGN – “O que se tem falado indianos, ingleses, americanos, equatorianos para mim [sobre o meu documentário] é: ‘parece que é a história do meu país, de como [aconteceu] a ascensão da direita, da extrema direita e das polarizações, das divisões [políticas] cada vez mais fortes que vão deteriorando o tecido que compõe a democracia”, comentou a cineasta Petra Barros, diretora de Democracia em Vertigem, em entrevista ao editor-chefe do GGN, Luis Nassif.
O documentário foi lançado mundialmente no dia 19 de junho, no Netflix, e vem recebendo elogios da crítica internacional, suficientes para ser considerado pela revista especializada IndieWire como um dos possíveis documentários nomeados ao Oscar do próximo ano.
“Muitos me falam assim: ‘nossa se a Hillary [Clinton] tivesse ganhado a eleição [presidencial nos Estados Unidos em 2016], era exatamente isso que teria acontecido com ela’. O Trump não iria reconhecer a vitória dela e pedir o impeachment'”, contou ainda a cineasta sobre o que tem escutado de estrangeiros a respeito do documentário que, calcula-se, teve o trailer visualizado por mais de 10 milhões de pessoas.
O trabalho de Petra é uma síntese do desalento global com a democracia e mostra que os brasileiros não passam por uma experiência isolada. E a transmissão desse sentimento globalizado é que deve ter contribuído para que o Netflix se interessasse por veicular o documentário na sua plataforma.
Petra conta que o trabalho para a produção do filme começou em ainda em 2016, na época, ela conta ficou claro que a operação Lava Jato não era “uma investigação normal, imparcial”.
“Fomos para Brasília, no comecinho de abril de 2016 e, entre idas e vindas ficamos lá quase até o final de agosto, quando foi o final do impeachment [da ex-presidente Dilma Rousseff].
“Logo depois da primeira filmagem na Câmara dos Deputados, fiz um teaser que apresentei para eles [Netflix], e aí se interessaram”.
O documentário da brasileira começou a receber críticas positivas primeiro da mídia internacional. Estreou na noite de abertura do Festival de Sundance e, em seguida, foi apresentado em vários festivais importantes de Copenhagen, Genebra, Nova Zelândia, e Nova York, só para citar alguns lugares.
As visualizações do documentário na plataforma do Netflix está em 1,8 milhões, e já é superior à quantidade de views de séries de ficção importantes, como Mecanismo e Stranger Things.
Petra Barros é autora do filme “Omo e a Gaivota”, de 2015, que fala sobre a gravidez, e recebeu vários prêmios, e Elena, de 2013, um romance sobre o suicídio de sua irmã, vencedor de quatro prêmios no Festival de Brasília, de Melhor Documentário no Films de Femmes (França) e com menção honrosa no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México) e no Festival Internacional de Documentários ZagrebDox (Croácia).
“Acho que os meus dois primeiros filmes eram um pouco a exploração de como o pessoal é político, então um suicídio ou uma gravidez que, geralmente, não são representados de uma forma mais profunda, acho que são representados de formas muito machistas no cinema mundial, eu queria dar mais uma perspectiva de uma mulher olhando para essas questões, e então é isso, de como o pessoal é político”, observa.
“Mas, nesse filme, [Democracia em Vertigem] acho que eu inverti a equação: é como o político é pessoal. Então, é como que aqui, desde 2016, e em tantos lugares do mundo, tantas pessoas estão passando por traumas políticos, de perceber que o quê a gente tomava como certeza de uma democracia que ia progredir, ficar sempre mais forte, com ajustes aqui e ali, de repente ficou completamente incerto e o trauma que isso gera, as incertezas, as inseguranças e o caminho de vivência pessoal e de dor pessoal de cada um. Eu queria falar disso”.
Escute a seguir o áudio da entrevista na íntegra.
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