terça-feira, 3 de setembro de 2019

Função de investigar não pode violar direitos, diz Celso de Mello sobre sobrinho de Lula

Função de investigar não pode violar direitos, diz Celso de Mello sobre sobrinho de Lula

"A função estatal de investigar não pode se resumir a uma sucessão de abusos nem deve se reduzir a atos que importem em violação de direitos ou que impliquem desrespeito a garantias", afirmou o ministro Celso de Mello, do STF, ao conceder liminar para o sobrinho da primeira mulher do ex-presidente Lula não ser obrigado a prestar depoimento à CPI do BNDES
247 - O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, criticou o que chamou de "sucessão de abusos" ao conceder liminar para Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho da primeira mulher do ex-presidente Lula, não ser obrigado a prestar depoimento à CPI do BNDES, em reunião marcada para esta quarta-feira (4).
"A função estatal de investigar não pode se resumir a uma sucessão de abusos nem deve se reduzir a atos que importem em violação de direitos ou que impliquem desrespeito a garantias", afirmou o ministro.
O decano do STF destacou que o requerimento de convocação de Taiguara apoiava-se no fato de que uma reportagem que o apontava um suposto favorecimento em pagamentos referentes à obra hidrelétrica de Cambembe. No entanto, a convocação para a reunião era na condição de "testemunha".
"O procedimento estatal –seja ele judicial, policial, parlamentar ou administrativo– não pode transformar-se em instrumento de prepotência nem converter-se em meio de transgressão ao regime da lei. A condução coercitiva do investigado ou do réu, para efeito de interrogatório, revela-se ilegítima, eis que a pessoa exposta  à persecução estatal tem o direito, até mesmo, de não comparecer ao ato de sua própria inquirição, a significar que esse direito de ausência afasta a possibilidade de ela vir a ser submetida à medida extraordinária a que se refere o art. 260 do Código de Processo Penal", sustentou Celso de Mello.
Com informações do Conjur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário