quinta-feira, 4 de junho de 2020

A Pública lista todos os pedidos de impeachment de jair bolsonaro


Lançamos hoje uma ferramenta que te mostra todos os pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro enviados à Câmara dos Deputados. Com a discussão sobre o impeachment ganhando força, nós queremos te ajudar a entender melhor essas propostas por meio de entrevistas exclusivas com os autores, incluindo Joice HasselmannGleisi HoffmannRenan Santos do MBL e Ciro Gomes. Assim você pode conhecer como pensam os políticos e cidadãos que estão pedindo o impeachment do presidente. 

Além de fazer um resumo de cada pedido, também os classificamos por tema. O mais recorrente é a acusação de interferência de Bolsonaro na Polícia Federal. Após a saída do ex-Ministro Sergio Moro do governo, 13 novos pedidos de impeachment foram registrados. Mas também há outros temas recorrentes, como a apologia à ditadura militar, a presença em manifestações antidemocráticas, os ataques à imprensa e a postura diante da pandemia do coronavírus.

Pessoas de todos os matizes políticos enviaram pedidos de impeachment para a Câmara, incluindo ex-aliados de Bolsonaro, como os deputados federais Joice Hasselman (PSL) e Alexandre Frota (PSDB). Em 21 de maio, uma coalizão de partidos de esquerda protocolou um pedido assinado pelo PT, PSOL, PCdoB, PSTU, PCB, PCO e UP, com o apoio de 400 organizações civis. Também há pedidos de pessoas comuns, já que qualquer cidadão pode impetrar um pedido de impeachment do presidente, desde que o justifique com base na Lei do Impeachment. O site será atualizado caso novos pedidos sejam protocolados.

Criamos essa ferramenta para facilitar o acesso aos pedidos de impeachment enviados ao Congresso, que, apesar de serem públicos, nem sempre são acessíveis à população. Isso porque a Agência Pública tem o compromisso de buscar a transparência e promover a prestação de contas de todos os poderes aos cidadãos.


O apoio dos Aliados é fundamental nessa missão. Muito obrigada! 

Um abraço,

Giulia Afiune
Editora de Audiências

Nenhum comentário:

Postar um comentário