quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Bolsonaro desincentiva uso de máscara: “Começam a aparecer os efeitos colaterais”

 

Bolsonaro desincentiva uso de máscara: “Começam a aparecer os efeitos colaterais”

Presidente citou suposto "estudo de universidade alemã", sem citar qual e nem entrar em detalhes, que mostrariam que as máscaras dão "dor de cabeça" em crianças

 
facebook sharing button
twitter sharing button
whatsapp sharing button
email sharing button
ouça este conteúdo
  
ok

Em sua live semanal desta quinta-feira (25), um dia após o Brasil bater a triste marca de 250 mil mortes em decorrência da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro tentou desincentivar o uso de máscaras de proteção, uma das principais medidas para evitar o contágio do coronavírus.

O titular do Planalto, como já é sabido, não tem o hábito de usar máscara e recorrentemente desrespeita decretos municipais que obrigam seu uso e proíbem aglomerações. O presidente, no entanto, parece querer que outras pessoas o sigam no mau exemplo e se exponham ao vírus.

“Pessoal, começam a aparecer estudos aqui, não vou entrar em detalhes, sobre uso de máscaras. Em um primeiro momento aqui, uma universidade alemã fala que elas são prejudiciais às crianças”, disparou o presidente, sem dizer em qual universidade o estudo foi feito, quando e nem quem são os autores.

Leia também: ABJD-CE aciona Justiça para obrigar Bolsonaro a cumprir medidas sanitárias durante viagem ao Ceará

Na sequência, Bolsonaro, então, cita os supostos prejuízos às crianças no uso de máscaras: “Irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de concentração, diminuição da percepção de felicidade, recusa em ir para a escola ou creche, desânimo, comprometimento da capacidade de aprendizado, vertigem, fadiga”.

Sabendo que a informação seria contestada, o presidente se adiantou: “Não vou entrar em detalhes porque sempre desagua em critica sobre mim. Tenho minha opinião sobre as mascaras, cada um tem a sua. Mas a gente aguarda um estudo aprofundado por parte de pessoas competentes”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) só não recomenda uso de máscaras, por questões emocionais, para crianças de até 5 anos.

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista e repórter especial da Revista Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário