sábado, 8 de maio de 2021

A facção da Core

 

Sábado, 8 de maio de 2021
A facção da Core

A Polícia Civil do Rio mantém um grupo de assassinos?

Paira no ar a ideia de que o massacre do Jacarezinho enfraquece o poder do Comando Vermelho para favorecer as milícias. Está longe de ser uma ideia descabida, diga-se. Em uma cidade cada vez mais dominada por gente como Adriano da Nóbrega e pelos comparsas do “cara da casa de vidro”, é natural que se faça a ligação entre uma coisa e outra. De modo simbólico, sim, é possível que as milícias aplaudam o massacre. Mas eu quero dar um passo em outra direção. 

Antes: até poucos anos atrás, acreditava-se que seria impossível que a milícia entrasse na Cidade de Deus, por exemplo. A favela é muito cobiçada e, hoje se sabe, está sendo comida pelas bordas pelos milicianos. No Jacarezinho é diferente. O Comando Vermelho é muito forte em toda a região: Manguinhos, Arará, Mandela, Urubu, Mangueira, Alemão, Penha, Maré. 

Então se não existe, até hoje, movimentação evidente de que grupos milicianos estejam ativamente tentando invadir o Jacarezinho, o que sobra? Evidências de que a Polícia Civil do Rio de Janeiro está mantendo impune um grupo de assassinos.

Policiais que participaram do massacre de quinta-feira – 24 mortos ainda sem nome – são conhecidos à boca pequena como “facção da Core”, a Coordenadoria de Recursos Especiais. A história cresce quando juntamos outros fatos: a “facção” está envolvida no caso João Pedro (menino de 14 anos, morto durante uma operação), na chacina do Salgueiro (oito mortos) e no caso do helicóptero da Maré (oito mortos). São 41 homicídios somente nesses casos. Quantos mais?   

É preciso que se investiguem as circunstâncias e os responsáveis dessas operações assassinas. Mas não só isso. É preciso apurar as intenções desses massacres. Não parece que tudo isso possa ficar na conta de seguidas trapalhadas. A PGR precisa devassar a vida dos delegados que comandaram a ação. São agentes públicos. Precisamos saber se ainda somos nós – que pagamos seus salários – os seus verdadeiros patrões.

Leandro Demori
Editor Executivo

Destaques

Entre a cloroquina e o namastê: conheça a direita gratiluz
Fabiana Moraes 
É um tipo bolsonarista que abriga o médico cloroquiner vegano, o artista consciente e elitista, a deusa New Age olavista, o liberal anti-máscara, etc.

LEIA MAIS →

Grana extra
Vinicius Konchinski
Advogados públicos da AGU que ganham até R$ 30 mil por mês contrariam a lei para faturar mais fazendo bicos.

LEIA MAIS →

Massacre no Jacarezinho: pai relata horror depois da polícia matar uma pessoa no quarto da sua filha
Pedro Prado
Desde junho de 2020, estão proibidas operações policiais em favelas do Rio exceto em casos excepcionais. Isso não impediu a Polícia Civil de aterrorizar os moradores da favela do Jacarezinho em um massacre que terminou com 25 mortos.

LEIA MAIS →

Vozes
Inação do governo Bolsonaro na pandemia criou uma guerra para apontar quem é o mais culpado

Angelo Brandelli Costa
Na falta de um discurso público unificado, ocorrem brigas políticas entre setores que só desvirtuam o combate à covid-19.

LEIA MAIS →

 
Zorra Total do governo na CPI da Covid: amadorismo ou certeza da impunidade?
João Filho
A cada dia, bolsonaristas protagonizam uma esquete cômica para tentar atrasar os trabalhos da comissão que pode enfim denunciar os culpados do genocídio.

LEIA MAIS →

Vozes
O que podemos fazer hoje para evitar um apartheid sanitário global

Jorge Bermudez
Devemos apoiar o “waiver” da OMC e garantir imunização para as mais de 7 bilhões de pessoas. É isso ou teremos: Norte vacinado x Sul sem vacinas.

LEIA MAIS →

Presidente de El Salvador derruba ‘STF’ com apoio do Congresso
Maurício Brum, Lucas Berti 
Maurício Brum, do Giro Latino, te conta como o governante Nayib Bukele caminha para criar um ‘bukelistão’ no país – sob aplausos da direita brasileira.

LEIA MAIS →


Recebeu este e-mail encaminhado por alguém? Assine! É grátis
Mudou de ideia e não quer receber nossa newsletter?
Clique aqui para cancelar a inscrição.
Obrigado por nos ler! Que tal nos dizer o que achou?
Nosso e-mail é: newsletter@emails.theintercept.com

Acompanhe o TIB nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário