segunda-feira, 19 de julho de 2021

TIB Imagina essa ideia tomando forma

 

Quinta-feira, 15 de julho de 2021
 
Imagina essa ideia tomando forma

Olá,

A primeira coisa que você precisa saber antes de ler este texto: não sou jornalista. Me formei em línguas e relações empresariais, após um curso técnico em informática. Em meu último trabalho, fui gerente de projetos. Eu já acompanhava o Intercept antes de fazer parte da equipe e sabia que a minha formação pluridisciplinar poderia ser bem aproveitada no site. Eu queria contribuir para esse mundo empolgante de investigações e revelações, de denúncias e impactos que sacodem o país. 

Talvez você ainda não tenha lido uma mensagem minha, só escrevi por aqui uma vez. Sou Gerente de Operações e Finanças do TIB e te escrevo hoje para dividir um pouco do funcionamento da nossa redação e do olhar particular que tenho do nosso trabalho.

Foi emocionante dar suporte às investigações da Vaza Jato quando tudo ainda era feito em sigilo total e nossos jornalistas precisavam de segurança máxima para as apurações e a publicação de textos. Fui um dos responsáveis pelos procedimentos de segurança que tornaram possível que o gigantesco material da VJ fosse ao ar sem vazamentos, ataques e hackeamentos.  

Cuido também das operações e finanças da empresa e meu trabalho poderia ser bem tedioso. Mas no Intercept isso é impossível. É sempre um aprendizado e até emocionante participar das reuniões de equipe e de pauta da redação. Aqui, todas as áreas podem sugerir investigações e opinar sobre decisões editoriais. E é sobre esses momentos que quero te contar. 

Com frequência, quando eu participo dessas reuniões, vejo uma chuva de ideias incríveis. O recém-lançado programa de YouTube do Leandro Demori, Cama de Gato, foi uma delas. Contar num livro os bastidores da Vaza Jato foi outra. Os exemplos não param: que tal tirar da cartola em poucas horas repórteres em Singapura para bater na porta da empresa que pediu milhões adiantados pela vacina Covaxin? E se a gente colocar alguém para ir atrás dos endereços do Olavo de Carvalho no Brasil, que tipo de falcatrua vamos encontrar? Muitas outras ideias fantásticas que tivemos nasceram dessas conversas e se desdobravam em ações certeiras e bem incômodas para certos grupos.

Mas muitas, muitas mesmo, das sacadas que nascem nas reuniões de pauta do TIB infelizmente nunca saíram do papel. Isso acontece por vários motivos: logística, segurança, falta de braços… mas o principal fator é a barreira financeira. 

As ideias surgem e quem precisa sentar com as equipes e analisar as planilhas de orçamento e arrecadação sou eu. E, serei sincero: estou bastante preocupado. 

Nas últimas semanas, por conta de limites no nosso orçamento, foi preciso fazer escolhas difíceis. Estamos dedicados à cobertura da CPI, mas também não podemos deixar outros assuntos urgentes de lado. Fomos em frente, lançamos um programa no YouTube que exigiu um estúdio, cenário, equipamentos e só foi ao ar porque hoje temos mais apoiadores que em 2020 e 2019. Mas todos os dias eu me pergunto: até onde dá para ir?

O Intercept quer continuar ousando e os limites que nos são impostos hoje podem ser derrubados. Tenho certeza de que podemos fazer muito mais, ir mais longe. Como sei disso? É simples: todos os dias, centenas de milhares de pessoas leem o Intercept e só uma pequena parcela nos apoia. Sei que tem muita gente que ainda pode nos ajudar e quanto mais pessoas vierem para o TIB, mais e mais ideias sairão do papel. 

Façamos uma conta juntos (lembre-se, sou gerente de finanças): este e-mail certamente será lido por mais de 50 mil pessoas. Sim, o alcance da nossa lista é imenso. Se cada pessoa que ler este e-mail nos ajudar com R$ 20 mensalmente, menos de 1 real por dia, o alcance do trabalho do Intercept dispara. Não haverá mais limites para nossas ideias, investigações e denúncias. 

Infelizmente não dá pra fazer o jornalismo de que o Brasil precisa hoje sem dinheiro. Ele custa caro, não dá lucro e, claro, não tem anunciante interessado em financiá-lo. Ele só vai existir se eu, você e mais um monte de gente ajudarmos.

Eu quero ver as ideias incríveis da equipe saindo do papel o quanto antes. Tenho certeza de que nosso trabalho pode fazer a diferença. Podemos contar com você ao nosso lado?

COLOQUE MAIS IDEIAS EM PRÁTICA →  

Abraço,

André Souza
Gerente de Operações e Finanças
Recebeu este e-mail encaminhado por alguém? Assine! É grátis. 
Mudou de ideia e não quer receber nossa newsletter?
Clique aqui para cancelar a inscrição.
Obrigado por nos ler! Que tal nos dizer o que achou?
Nosso e-mail é: newsletter@emails.theintercept.com
Para garantir que nossas news sempre cheguem ao seu e-mail, adicione newsletter.brasil@emails.theintercept.com ao seu catálogo de endereços.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário