segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Alerta do ministro Ricardo Lewandowski repercute na sociedade

 

Alerta do ministro Ricardo Lewandowski repercute na sociedade

Artigo publicado ontem, 29, na Folha de S. Paulo, demarcando os limites legais e constitucionais para os arroubos golpistas e suas consequências repercutiu junto às autoridades e lideranças políticas
 30/08/2021 12h42 - atualizado às 16h58
Sérgio Lima

STF

O artigo do ministro Ricardo Lewandowski, ontem na Folha – “Intervenção armada: crise inafiançável e imprescritível” – alertando para os arroubos golpistas e suas consequências jurídicas, constitucionais e políticas,  repercutiu junto à autoridades e lideranças políticas e sociais do país.

No artigo, o ministro Lewandowski faz referência ao novo texto da Lei de Segurança Nacional aprovada pelo Senado Federal, adverte as “bases” bolsonaristas sobre a inexistência de imunidade para ações ilegais e lembra da existência do Tribunal Penal Internacional.

“O projeto de lei há pouco aprovado pelo Parlamento brasileiro, que revogou a Lei de Segurança Nacional, desdobrou esse crime em vários delitos autônomos, inserindo-os no Código Penal, com destaque para a conduta de subverter as instituições vigentes, “impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”, afirmou o ministro em seu artigo.

Também no artigo, o ministro Lewandowski destaca que “outro comportamento delituoso corresponde ao golpe de Estado, caracterizado como “tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”.  De acordo com ele, “ambos os ilícitos são sancionados com penas severas, agravadas se houver o emprego da violência”.

“Belo artigo do Ministro Ricardo Lewandowski, sobre os crimes que Bolsonaro e seus asseclas podem cometer no dia 7 de setembro”, alertou o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP). “Perfeito artigo do Ministro do STF, Ricardo Lewandowski. Não haverá mais anistia para golpistas”, afirmou o senador Rogério Carvalho (PT-SE).

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz postou o artigo em seu perfil de Twitter.  “A contribuição de hoje do ministro Ricardo Lewandowski é de extrema relevância. Sugiro a leitura a todos”, comentou o ministro do STF Gilmar Mendes.

O relator da CPI da Covid no Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) se referiu ao artigo como lúcido, claro e necessário. “Leitura obrigatória para os defensores do Estado Democrático de Direito. Foi-se o tempo das quarteladas que deixaram o Brasil em ruínas”, afirmou.

Da Redação

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário