segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Lançamento de livro

 

SETEMBRO/2021

. . .

Editora Expressao Popular

NA BATALHA DAS IDEIAS

Cenários da libertação: Paulo Freire na prisão, no exílio e na universidade

Cenários da Libertação: Paulo Freire na prisão, no exílio e na universidade, de Clodomir Santos de Morais, é uma coedição entre o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) e a Editora Expressão Popular, que aparece no oportuno momento de comemoração dos 100 anos de nascimento de Paulo Freire (1921-1997).

O autor organizou esta obra em 12 cenários nos quais, como em um filme, conta histórias por ele vivenciadas, vinculadas ao que denominou por Cenários de libertação. O livro começa com a descrição dos horrores sofridos e cometidos após o golpe de 1964. Como um banho de realidade, desperta no leitor sentimentos de indignação e revolta frente à ação civil militar de autoritarismo e violência por parte do Estado, que levou a sociedade brasileira aos anos de silêncio e horror. Foi escrito quando estava na embaixada do Chile, no Rio de Janeiro, em junho de 1965, aguardando para sair do país como exilado.

A partir daí, nos cenários seguintes, o livro descreve momentos de convivência com Paulo e reflexões sobre o México, a Nicarágua, a Alemanha, os Estados Unidos e outros países onde morou e trabalhou. No último cenário, o XII, retoma a vida de Paulo Freire como centralidade, comentando sobre como teve que intervir para convidá-lo a proferir duas conferências na Universidade Federal de Rondônia, estado onde estava vivendo, transcrevendo-as na sua totalidade. Este último texto tem sua importância por terem sido uma das suas últimas palestras proferidas pelo educador, que viria a falecer 40 dias depois.

FICHA TÉCNICA

298 páginas

Formato: 14 x 21 cm

PreçoR$45 [PRÉ-VENDA] R$31,50

Coleção Educação e Pedagogia

ISBN: 9786558910398

Editora Expressão Popular

Campanha Solidariedade: doe livros para transformar o mundo!

© 2021 Editora Expressão Popular - Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário