sábado, 5 de fevereiro de 2022

TIB

 

sam. 5 févr. à 11:16

Sábado, 5 de fevereiro de 2022
Moro não decola e há dois motivos


Um país faminto não tem tempo pra bravatas eleitorais

Sérgio Moro tem um problema para além de todos os demais problemas que tem. Historicamente, no Brasil, os temas mais relevantes em anos eleitorais giram em torno de Saúde, Segurança, Educação e Renda, conforme mostra o histórico dos institutos de pesquisa. Houve, no entanto, um momento em que uma palavra se intrometeu entre as preocupações correntes da população: no auge da Lava Jato, a Corrupção chegou a ser a segunda mais citada. 
 
Na semana passada eu conversei com Mauro Paulino (Datafolha) e Márcia Cavallari (Ipec, o ex-Ibope). Os mais experientes executivos de institutos de levantamento popular do país disseram o mesmo: a corrupção não deve ser eleitoralmente relevante, este ano, para decidir as eleições. Sabem quantas vezes Moro falou a palavra “corrupção” em uma entrevista dia desses? O canal Galãs Feios contou: 50. É morotemático.

Moro tem outro problema: o antipetismo está voltando a seu curso natural pré-Lava Jato. Sempre houve antipetismo no Brasil. Na eleição de 1989, lembro claramente da circulação de fake news pré-internet dizendo que o PT, caso vencesse as eleições, iria colocar estranhos morando nas nossas casas. Uma amiga, ainda criança, assustada, chegou a separar as bonecas que mais gostava – todas as outras ela teria que dar, compulsoriamente, para crianças que não tinham bonecas. A mando do PT, claro.
 
O antipetismo que definiu a eleição de Jair Bolsonaro não deve ter a mesma força esse ano. A popularidade do PT voltou a aumentar depois de junho de 2019, quando vocês sabem o que aconteceu. Moro teria muita força eleitoral caso antipetismo e combate à corrupção estivessem entre as prioridades da população. A impactante foto registrada no ano passado pelo jornalista Domingos Peixoto deveria gritar no rosto de Moro: há coisas mais urgente lá fora, e o governo que o senhor ajudou a eleger e do qual participou é responsável por elas.

Leandro Demori
Editor-Executivo

Destaques

Quero pedir sua ajuda hoje. Você pode fazer uma pequena contribuição para que a gente dispare as grandes investigações que realmente importam neste momento?

FAÇA PARTE DO TIB →  

VIDEO: Visitamos as cidades mais lulista e bolsonarista do Brasil | CAMA DE GATO com Leandro Demori

No episódio da volta de Cama de Gato, Leandro Demori comenta as impressões da nossa repórter Nayara Felizardo ao retornar a Nova Pádua e Guaribas, as cidades que mais deram votos proporcionais a Jair Bolsonaro e Fernando Haddad em 2018.

ASSISTA →

Cidade mais bolsonarista do país em 2018 está quase 100% vacinada e segue fiel ao presidente
Nayara Felizardo
Repetimos a rota três anos após nossa primeira visita ao município e, lá, encontramos raríssimos eleitores arrependidos, produtores rurais enfrentando dificuldades e uma surpresa: quase 100% da população vacinada.

LEIA MAIS →

Novo app de Bolsonaro entrega seus dados de localização, fotos e arquivos para assessor e advogado de Carlos
Paulo Victor Ribeiro
Registrado no nome de um assessor do vereador, app Bolsonaro TV acessa seus dados enquanto repercute mentiras.

LEIA MAIS →

Consultoria que contratou Moro recebeu 16,5 milhões de dólares para reestruturar fornecedora da Petrobras
Alexandre Aragão
Empresa que contratou Moro atuou na recuperação judicial da Diamond Offshore Drilling até abril de 2021 — quando o ex-juiz já era consultor havia cinco meses.

LEIA MAIS →

Fundador do Aliança pelo Brasil ganha cargo com poder para esconder informações sobre Bolsonaro
Guilherme Mazieiro
Presidente já mandou colocar seu cartão de vacinação e o processo contra o general Eduardo Pazuello sob segredo de 100 anos.

LEIA MAIS →

'Equilibrado e de bom senso': Olavo de Carvalho seguirá vivo entre os militares
João Filho
Se depender das entidades de ensino ligadas às Forças Armadas, as lorotas do olavismo vão ser repassadas às próximas gerações.

LEIA MAIS →


Recebeu este e-mail encaminhado por alguém? Assine! É grátis
Mudou de ideia e não quer receber nossa newsletter?
Clique aqui para cancelar a inscrição.
Obrigado por nos ler! Que tal nos dizer o que achou?
Nosso e-mail é: newsletter.brasil@emails.theintercept.com

Acompanhe o TIB nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário