domingo, 2 de abril de 2023

Agência Pública Militares: entre a anistia e impunidade — com Eugênia Gonzaga

 


Boa noite, Glauco, 

O 31 de março de 2023 marca os 59 anos do golpe civil-militar que jogou o Brasil em uma ditadura de mais de duas décadas. O episódio 65 do Pauta Pública recebe a procuradora do Ministério Público Eugênia Augusta Gonzaga para falar sobre memória, justiça e responsabilização da ditadura militar. Ouça agora com exclusividade!

O aniversário do golpe militar ganhou contornos políticos muito mais graves a partir da chegada de Bolsonaro ao poder executivo em 2018. Muitas distorções e mentiras sobre o período da ditadura militar têm respaldo no silêncio e na ocultação dos crimes dos militares, bem como no formato desastroso da anistia concedida a quem torturou, matou e ocultou corpos de vítimas, cujo número total ainda é desconhecido.

Com o tempo, organizações inspiradas pelo movimento de justiça reparativa, impulsionadas por outros países da América Latina, passaram a lutar para que a memória sobre o que foi feito no Brasil entre 1964 e 1985 não se apague. Além de apontar e reconhecer crimes, elas tentaram de alguma forma buscar uma reparação, tanto pelas inúmeras vítimas quanto para que algo assim nunca mais se repita. 

Pauta Pública dessa semana recebe a promotora Eugênia Augusta Gonzaga para falar sobre como o Ministério Público tem lutado por esse debate no judiciário e buscado a responsabilização de agentes da violência durante o período ditatorial. Eugênia também reflete sobre como a impunidade do passado se relaciona com o bolsonarismo de hoje.

Aproveite a pré-estreia do novo episódio!  


Um abraço, 

Letícia Gouveia
Assistente de Comunicação da 

Nenhum comentário:

Postar um comentário