Boletim Oxfam Brasil - Março 2023
Yahoo/Entrada
  • Kátia da Oxfam Brasil <contato@oxfam.org.br>
    Para:gsgouvea10@yahoo.com.br
    qui., 30 de mar. às 09:17
    Visualizar como página web


    O destaque do mês foi o lançamento da campanha Mulheres contra as desigualdades. A campanha disponibiliza materiais que guiam conversas acerca de como as mulheres são afetadas de forma mais intensa pelas desigualdades e faz a chamada para que possamos, juntas e juntos, buscar soluções para o problema.

    E não podemos deixar de falar que, na defesa da água e das florestas, são as mulheres quem ocupam a linha de frente; e num momento fundamental de discussão sobre as mudanças climáticas, precisamos citar o racismo ambiental e as desigualdades de gênero que permeiam o debate.

    Também cobramos respostas sobre o assassinato de Marielle e Anderson que, há cinco anos, continua sem respostas por parte das autoridades.

    Boa leitura!

    MULHERES CONTRA AS DESIGUALDADES

    As desigualdades são inaceitáveis e as mulheres são as mais afetadas por elas. Pensando nisso, a campanha Mulheres contra as desigualdades foi lançada com o propósito de convidar as pessoas a pensar soluções sobre o tema.

    CONFIRA

    POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E EMPRESAS TEM QUE SER DISSEMINADA PELA ATIVIDADE ECONÔMICA DO PAÍS 

    O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, afirmou na abertura do seminário Direitos Humanos e Empresas - o Brasil na Frente, que seu Ministério vai criar um grupo de trabalho com os ministérios da área econômica para estabelecer a inclusão da política de direitos humanos e empresas na Política Nacional de Direitos Humanos.

    CONFIRA

    3 ANOS DE PANDEMIA

    A pandemia de covid-19 completou três anos no último dia 11 de março. Enquanto o mundo faz uma pausa para lembrar as vidas e meios de subsistência perdidos em três anos de covid-19, exigimos que os líderes mundiais afirmem: nunca mais!

    CONFIRA

    ENCONTRO DE EXTRATIVISTAS, QUILOMBOLAS E LGBTQIA+ DA AMAZÔNIA 

    A Oxfam Brasil esteve presente na reunião organizada pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) que reuniu mais de 60 pessoas em Penalva, no Maranhão, para discutir as muitas facetas do trabalho de defesa da Amazônia.

    CONFIRA

    MARIELLE E ANDERSON: 5 ANOS DE IMPUNIDADE E AUSÊNCIA DE RESPOSTAS

    Após cinco anos da trágica noite de 14 de março de 2018, em que Marielle Franco e Anderson Gomes foram cruelmente assassinados, seguimos imersos na impunidade e ainda clamando por respostas e justiça.

    CONFIRA

    TEM FLORESTA EM PÉ, TEM MULHER!

    Em artigo para a Oxfam Brasil, Maria Nice Machado Costa, mais conhecida como Dona Nice, conta um pouco sobre a importância das mulheres na proteção das águas e das florestas.

    CONFIRA

    JUSTIÇA CLIMÁTICA E RACISMO AMBIENTAL

    Diante de todos os acontecimentos recentes envolvendo as fortes chuvas, não podemos falar de justiça climática sem falar de racismo ambiental, já que algumas populações sofrem mais as consequências das mudanças climáticas do que outras.

    CONFIRA
      

     

    Katia Maia

    Equipe Oxfam Brasil

                          

    Enviado por Oxfam Brasil

    Av. Pedroso de Morais, 272, 8º andar - Pinheiros, São Paulo / SP

    Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.