EM BUSCA DO DIÁLOGO E DA VALORIZAÇÃO
Glauco dos Santos Gouvêa
"O óbvio é a verdade mais
difícil de se enxergar"
(Clarice Lispector)
Parte II
A valorização do auditor fiscal tributário é (ou deveria ser) uma prioridade para qualquer governo digno desse nome. Em vários Estados do Brasil encontramos exemplos de um excelente relacionamento governo-fisco. É frequente o governador comparecer ao sindicato da categoria fiscal em eventos importantes como posse da diretoria ou anúncio de algum benefício e, sobretudo, mantendo, sempre ativo, o imprescindível diálogo.
Essa valorização está implícita na Constituição Federal, Art.37,XXII, que estabelece:
"-as administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, atividades essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreira específicas, terão recursos prioritários para a realização de suas atividades e atuarão de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informações fiscais, na forma da lei ou convênio."
A importância, mais ainda, a essencialidade do servidor fiscal tributário para o funcionamento do Estado é realçada no texto. Este fixa que as atividades só podem ser exercidas por servidores de carreiras específicas, bem como que as administrações tributárias terão recursos prioritários para a realização de suas atividades.
Em que consiste a valorização do Auditor Fiscal Tributário?
A título meramente exemplificativo, a valorização do AFT compreende:
-política salarial apropriada ao status do AFT;
-diálogo permanente entre auditores e gestores;
- o reconhecimento da importância e da essencialidade do AFT;
-PCCR's adequados e atualizados sempre que necessário;
-promoção constante de motivação para o trabalho e otimização das metas;
-investimentos permanentes em capacitação e atualização;
-modernização dos sistemas de informática;
Ao promover a valorização da administração tributária e de seus integrantes, o governo estará garantindo o sucesso de sua gestão no que se refere à obtenção dos imprescindíveis recursos financeiros para aplicação em políticas públicas, as quais são tão necessárias em um País tão desigual, particularmente, nas áreas sociais e econômicas.
VALORIZAÇÃO JÁ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário