domingo, 15 de dezembro de 2013

Vitória arrasadora do chavismo

Conselho eleitoral aponta vitória arrasadora do chavismo na Venezuela

14/12/2013 12:05
Por Redação, com agências internacionais - de Caracas


Maduro comemorou, no início desta semana, a vitória eleitoral obtida na Venezuela
Maduro comemorou, no início desta semana, a vitória eleitoral obtida na Venezuela
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), máxima autoridade do país no assunto, assinalou neste sábado que a aliança revolucionária conquistou 242 das prefeituras submetidas ao voto nas eleições municipais da semana passada. A reitora do CNE, Sandra Oblitas, informou que essa cifra equivale a 72,2% dos cargos, com um total de 5 milhões 227 mil 491 votos.
Enquanto isso, a Mesa da Unidade Democrática (MUD), da oposição, conseguiu 75 prefeituras, o que representa 22,3%, aprovadas por 4 milhões 423 mil 897 votos. Os resultados mencionados nesta sexta-feira procedem da auditoria total efetuada no sistema eleitoral, como parte do cronograma estabelecido pelo CNE. Oblitas informou ainda que o governista Partido Socialista Unido (PSUV) e outras forças aliadas ganharam 242 das 335 prefeituras em jogo com mais de 5,2 milhões de votos.
Oblitas defendeu a transparência do processo eleitoral das críticas de alguns setores da oposição, ao afirmar que os resultados foram divulgados com rapidez e que só em 0,06% das 39.427 máquinas de votação foi necessário utilizar o voto manual por falhas em funcionamento.
Os venezuelanos votaram no domingo para escolher prefeitos e conselhos municipais com uma participação de 58,9% dos eleitores. O chavismo declarou vitória citando a maior quantidade de votos e de prefeituras em nível nacional, e que chamou a oposição a reconhecer o fracasso de sua estratégia para elevar as eleições à categoria de plebiscito do governo de Nicolás Maduro.
Segundo analistas, as medidas econômicas adotadas atacar a especulação política que resultou em uma escalada de preços, que incluíram a intervenção em cadeias de eletrodomésticos com militares, surtiram efeito no eleitorado e conseguiram atenuar os efeitos de uma inflação que beira os 50% ao ano. A Venezuela também tem sido alvo de ataques ao seu sistema elétrico, o que tem causado apagões no país e uma série de transtornos. Os EUA estaria envolvidos em tais ações terroristas, segundo denúncias.

Ao todo, 13 prefeituras ficaram nas mãos de organizações vinculadas ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e ao Grande Polo Patriótico, enquanto cinco foram para agrupamentos aliados à MUD.


Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário