quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Conexão Brasil- Europa por fibra ótica

O Brasil está reagindo às espionagens e sabotagens por que passou recentemente apoiando a construção de novas vias de comunicação eletrônica com a Europa, com a África  e com China/Rússia/Índia/África do Sul que serão realizadas através de cabos submarinos de fibra ótica. O objetivo maior dessas ações é construir uma internet mais protegida, quebrando a hegemonia atual dos Estados Unidos.  
 

A possibilidade da conexão Brasil e Europa por fibra ótica
 
Jornal de Hoje, 24/02/2014
 
 
A 6ª Cúpula Brasil-União Europeia se inicia hoje na Bélgica com a participação da presidente Dilma Rousseff, na qual um dos temas em destaque será a viabilidade da construção de um cabo ótico submarino para facilitar a comunicação eletrônica entre o Brasil e a Europa. O projeto se tornou uma das prioridades do governo brasileiro depois que vieram à tona suspeitas de espionagens dos Estados Unidos a cidadãos de vários países, dentre eles a própria presidente.
 
 
A Telebras já aprovou a criação de uma empresa com capital misto em parceria com a espanhola IslaLink para construir e operar o sistema dedicado a transmitir dados de internet entre o Brasil e o continente europeu. O investimento é de US$ 185 milhões (R$ 435 milhões) e a estrutura deverá ficar pronta em 2016. Na Cúpula, a presidente irá discutir a possibilidade de participação europeia na arquitetura financeira do projeto. A Telebrás estima que o novo cabo deva gerar economia em torno de 15% em relação aos custos atuais.


De acordo com o modelo proposto as tubulações sairão de Fortaleza, chegarão a Portugal e deverão acelerar o fluxo de informações com o continente europeu. Além do aspecto relacionado ao fortalecimento da segurança da internet, outros benefícios seriam nas áreas de educação, pesquisa, inovação e comércio. Isso seria possível por meio da ampliação da oferta de internet, que teria, além do custo barateado para o consumidor, aumentada a velocidade da conexão.


Atualmente o Brasil tem cinco cabos submarinos ligando o país ao exterior, sendo que quatro deles vão para os EUA e apenas um para a Europa. Nesse sentido, a nova ligação está sendo considerada estratégica. A medida também faz parte da intenção do governo brasileiro de expandir a infraestrutura de banda larga no país, descentralizando assim esse processo que atualmente tem como base os Estados Unidos
 

O mapa mostra as principais vias de comunicação realizadas por cabos submarinos de fibra ótica existentes no mundo








Processo de comunicação eletrônica que está sendo construído pelos BRICS 


Chama-se Brics Cable e se apresenta como uma infraestrutura alternativa em um mundo que se encontra em meio a importantes desafios econômicos. Pois, atualmente, os países Brics estão conectados entre si através de centros de telecomunicações situados na Europa e nos Estados Unidos, o que supõe custos elevados. Trata-se de um sistema formado por cabos de fibra ótica de 34.000 quilômetros de longitude, com uma capacidade de 12,8 terabits por segundo, que unirá a Rússia, a China, a Índia, a África do Sul e o Brasil (ou seja, os Brics), com os EUA. Sua finalidade será garantir a milhões de pessoas um acesso a Internet fácil e barato. Oferecerá também acesso imediato dos países do bloco a 21 países africanos e permitirá que essas nações tenham acesso às economias dos Brics. O BRICS Cable,  já está sendo implementado e sua conclusão está prevista para meados de 2015
 



 Mapa do BRICS Cable
 fig 1


 
 
 


 
 
 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário