terça-feira, 6 de setembro de 2016

Ação orquestrada contra os manifestantes em São Paulo

06/09/2016 15:47 - Copyleft

Ação orquestrada contra os manifestantes em São Paulo

Há uma escalada de violência com o objetivo de convencer as pessoas a não irem às manifestações contra Michel Temer.


Tatiana Carlotti Mídia Ninja
Em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (05.09.2016), parlamentares e lideranças sociais denunciaram a violência policial no final do protesto contra o golpe, que reuniu mais de cem mil pessoas na capital paulista, no último domingo (04.09.2016). Eles alertaram, também, sobre o recrudescimento da repressão e a ação orquestrada dos golpistas contra os manifestantes.

A coletiva aconteceu no Sindicato dos Jornalistas, em São Paulo. Participaram o senador Lindberg Farias (PT-RJ), o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), Kelli Mafort do MST, Raimundo Bonfim da Frente Brasil Popular, Edson Carneiro Índio da Frente Povo Sem Medo e Rogério Nunes da CTB. 

 

“Não dá para encarar isso como uma coisa normal”, apontou o senador Lindberg Farias: “o objetivo disso tudo é passar para a população a imagem do confronto para assustar”. Ele contou que será feita uma denúncia internacional sobre o que está acontecendo no Brasil, a partir de uma representação na Corte Interamericana da OEA.

 

“Nós não podemos aceitar essa escalada autoritária. Se a gente perder o nosso direito de se manifestar livremente, aonde nós vamos? Qual será o próximo passo deles?” questionou. Nas próximas manifestações, destacou, será realizada “um corredor de artistas, personalidades, parlamentares”, para ficar até o fim do ato, no intuito de garantir a segurança dos manifestantes.

 

Em sua avaliação, a repressão é parte de uma “ação orientada”, vide a escalada de repressão em todo o país. “Aqui em São Paulo, a gente sabe que é a mesma direção. É Alexandre de Moraes que era secretário, agora é ministro da Justiça, que está tentando impor a sua narrativa. Tentando assustar as pessoas”, afirmou. 

 

Prisões arbitrárias

 

O deputado Paulo Teixeira, por sua vez, detalhou vários episódios de violência policial ocorridos no último domingo, inclusive a prisão de 26 jovens no Centro Cultural de São Paulo às três horas da tarde, antes do início da manifestação. Ele, o ex-senador Eduardo Suplicy e o vereador Nabil Bonduki (PT-SP) - também presentes na coletiva - chegaram ao DEIC, onde se encontravam os jovens, por volta das onze horas da noite.

 

Uma série de violações foram cometidas. Para começar, os advogados foram impedidos de entrar em contato com os jovens: “a Polícia não deixava”, apesar do “Código de Ética da OAB e toda a legislação do exercício da democracia garantirem a presença de um advogado nesse momento do depoimento diante do delegado”. 

 

Tampouco havia crime ou queixa que justificassem as prisões. “Eles não tinham nenhuma vítima, nenhum público atacado, nenhum lugar privado atacado ou alguém que teria feito uma queixa para a polícia”, apontou Teixeira. Os policiais, por sua vez, sustentavam terem encontrado pedras em uma bolsa e material de primeiros socorros em outra.Os parlamentares ponderaram que o material de primeiros socorros indicava auxílio caso houvesse a repressão policial, porém o delegado se disse “convicto”: “eu vou enquadrá-los nos crimes de formação de quadrilha, corrupção de menores”.  Afirmou, também, que há um ano estudava esse “tema”.

 

Os jovens sequer tinham antecedentes criminais. Ainda presos – eles foram soltos nesta segunda-feira (05.09.2016) – eles contaram terem ido a um ato político, preparados para um possível confronto, daí o material de primeiros socorros: “nós somos contrários à violência” (confira aqui o depoimento de uma das jovens presas). 
Escalada de violência

 

“Há uma escalada de violência com o objetivo de dissuadir os jovens a irem nas passeatas. Isso está acontecendo há algum tempo, eles levam à delegacia”, apontou Teixeira, destacando que o “enquadramento pesado em relação a quem não praticou qualquer crime” não é um fato isolado.

 

Reforçando que a equipe de Segurança Pública foi constituída pelo atual ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, Teixeira ponderou que “um policial para fazer uma violência, ou a pratica isoladamente ou responde ao seu comando. E esse comando responde ao governador de São Paulo”. E cobrou: “o governador de São Paulo tem que responder por que a Polícia está fazendo isso”.

 

Além do governador, Teixeira também chamou à responsabilidade o Ministério Público do Estado de São Paulo: “O MP-SP precisa exercer o controle externo da Polícia, tem que parar essa violação que está sendo praticada em relação ao direito de manifestação”. E complementou: “queremos a proteção ao direito sagrado de manifestação do pensamento e não a repressão orquestrada contra os movimentos sociais e as manifestações”.
 
Ação premeditada 




 
Durante a coletiva, Edson Carneiro Índio, da Frente Povo Sem Medo, contou que foram tomados “todos os cuidados para que não houvesse nenhuma provocação e também para que os manifestantes não aceitassem nenhuma provocação”.
 
Em sua avaliação, o que aconteceu no Largo da Batata foi uma ação premeditada da polícia: “eles foram para lá para jogar bomba em algum momento, sem que houvesse nenhuma manifestação que não fosse claramente democrática. Foi uma ação premeditada para tentar desestimular a participação popular”. 
 
“O governador Geraldo Alckmin e o governo federal, particularmente através do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, não têm compromisso com a Constituição, com as liberdades democráticas. Não têm compromisso com a vida das pessoas. E é um acinte à população brasileira e aos setores democráticos do nosso país”, complementou.
 
Raimundo Bonfim, da Frente Brasil Popular, também mencionou os cuidados em relação à segurança do evento, relatando a presença de militantes no sentido de ajudar na segurança e impedir conflitos durante a marcha. “Fizemos de tudo da nossa parte para que isso não ocorresse [violência]”. 
 
Sobre a PM, Bonfim foi categórico: “não é uma polícia de governo, é uma polícia de Estado, de um partido. A PM de São Paulo age de forma velada, descarada, de forma a tomar lado na disputa política do país. Isso é escandaloso e precisa ser denunciado”.
 
Já Kelli Mafort, do MST, reiterou a necessidade de fortalecer as manifestações de rua. Ela citou vários casos de violações, em especial, o desespero dos manifestantes Sem Terra no último domingo, entre eles, crianças e idosos que estavam no Largo da Batata no momento em que começaram as bombas. 
 
“E o tempo todo o helicóptero da polícia militar acompanhando todo o nosso descolamento. Viaturas da polícia passando a 100 km/h, 120km/h pela Cardeal Arco Verde e criando um verdadeiro clima de terror”, destacou.
 
Ela também apontou que a Polícia de São Paulo age em total acordo com o Ministro da Justiça e não tem nada de despreparada, pelo contrário: “age em uma atitude arquitetada e planejada porque as manifestações vão crescer”. 
 
Para Rogério Nunes, da CTB, a violência policial “foi inexplicável, sem justificativas”, destacando que não houve, absolutamente, nenhum argumento para a atuação da polícia no último domingo. Ele também reforçou a pauta das mobilizações citando as reformas da previdência e trabalhistas e a ameaça aos investimentos em Educação.

Elementos infiltrados

Durante a coletiva também foi mencionada suspeita de infiltração de elementos na promoção de atos de vandalismo, o que completaria a farsa da PM em sua justificativa de reprimir as manifestações. Teixeira, inclusive, mencionou ter ouvido dos jovens presos no Centro Cultural que havia um outro garoto que havia sido preso, mas sumiu depois.

“Nós ficamos achando que podia ser alguém infiltrado entre eles. Portanto, queremos questionar se essa tática está sendo aplicada aqui no Brasil”, apontou. Ele lembrou, ainda, que entre os jovens detidos, havia participantes de ocupações nas ETECs paulistas.

Já o senador Lindberg apontou que o Brasil conta com um outro Ministério da Justiça: “há uma mudança clara na lógica”, afirmou. Ao participar da sabatina do diretor da ABIN, ele chegou inclusive a questionar sobre os movimentos sociais. A resposta? “Fiquem tranquilos, nós estamos de olho só nos sujeitos mais radicalizados”.

“Tem uma estratégia, vocês não se enganem. Hoje, a maior preocupação do governo do Temer e de seus principais auxiliares não é com a crise do PSDB não. É com a mobilização”, afirmou.

Em sua avaliação, “a preocupação com infiltração tem que ter o tempo inteiro”, afinal, “o que eles querem, na verdade, é encontrar alguma coisa pra tentar a velha tática de afastar as pessoas dos atos. Só que nós não vamos deixar isso acontecer”.

Confira a íntegra da coletiva aqui.


Créditos da foto: Mídia Ninja

Nenhum comentário:

Postar um comentário