terça-feira, 6 de setembro de 2016

Polícia dispersou marcha pacífica, diz Reuters; imprensa repercute repressão da PM a protesto contra Temer



Polícia dispersou marcha pacífica, diz Reuters; imprensa repercute repressão da PM a protesto contra Temer

Um repórter da rede britânica BBC que cobria manifestação em São Paulo contra governo de Michel Temer conta ter sido agredido e chamado de 'lixo' por policiais
Atualizado às 13h06

Veículos de comunicação repercutem, nesta segunda-feira (05/09), a repressão da Polícia Militar ocorrida no final da manifestação contra o governo de Michel Temer neste domingo (04/09) em São Paulo.

Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi
<
De acordo com a agência Reuters, “a polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar milhares de manifestantes no final de uma marcha pacífica para protestar contra a destituição da [agora ex] presidente de esquerda Dilma Rousseff na semana passada em um julgamento de impeachment”.
Segundo a Reuters, os organizadores afirmaram que 50 mil pessoas foram às ruas contra o governo de Michel Temer, incluindo famílias com crianças.
Reprodução

Agência Efe

PMs atuam em protesto contra governo de Michel Temer em São Paulo

Um repórter da rede britânica BBC, que cobria a manifestação, foi agredido por policiais e registrou em vídeo o episódio.

Segundo o jornalista Felipe Souza, após a dispersão dos manifestantes a polícia começou a jogar bombas de gás lacrimogêneo e efeito moral e a disparar tiros de bala de borracha pelas ruas do bairro de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista.

Colômbia autoriza uso de recursos públicos para estimular população a votar em 'plebiscito pela paz'

Corte Suprema da Argentina autoriza aumento nas contas de luz proposto por governo Macri

Fox News faz acordo com apresentadora que acusou ex-presidente da emissora de assédio sexual

 
Ele diz que, mesmo identificado com colete e crachá da emissora, foi atingido por golpes.
Reprodução


“'Sai da frente! Vaza, vaza!’, diziam ao menos quatro policiais pouco antes de me atingir com golpes de cassetete no antebraço direito, na mão esquerda, no ombro direito, no peito e na perna direita. Um deles ainda me chamou de lixo, mas o áudio do vídeo que fiz não captou”, diz Souza na matéria.
De acordo com a agência Ansa, a Polícia Militar disparou bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e muita água nos manifestantes. “Sem dizer qual foi a razão para que isso ocorresse, a Polícia Militar dispersou os manifestantes que já estavam se preparando para ir embora do Largo da Batata, na zona oeste da cidade”, diz o texto.
Reprodução

Página da ANSA falando da truculência policial

A matéria diz também que “as bombas assustaram muitas pessoas”, dentre as quais um homem de 90 anos que havia ido pela primeira vez a uma manifestação.
O jornal argentino Clarín também falou da violência policial durante a manifestação de domingo. Em artigo publicado nesta segunda, o veículo afirma que a polícia "inundou" bares de gás lacrimogêneo e "não perdoaram nem os jornalistas".

"A manifestação de desenvolveu de forma pacífica na maior parte do tempo; mas houve um momento em que a polícia militar paulista atirou gás lacrimogêneo. Mas não só contra os manifestantes, também inundaram bares de onde saíam coros contra Temer; e não perdoaram nem os jornalistas, especialmente os cinegrafistas e fotógrafos", disse a autora do texto, Eleonora Gosman.

Reprodução

Jornal argentino também falou de postura agressiva da Polícia Militar durante manifestação em SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário