quarta-feira, 3 de maio de 2017

Sobre o 1º turno das eleições na França

 MINHAS AMIGAS E CONHECIDAS
MEUS AMIGOS E CONHECIDOS

  O  resultado  do primeiro turno das eleições na França  - que contava com 11 candidatos - Nathalie Artaud, N. Dupont-Aignan, Fr. Fillon, E. Macron, Marine Le Pen,  J-L. Mélénchon, Fr. Asselineau, Lasalle, J. Cheminade, Philippe Poutou et  B. Hamon - ; deles so três apresentavam uma cor avermelhada, ou seja com tendências esquerdistas, ou realmente esquerdistas: N. Artaud, Ph. Poutou et Jean-Luc Mélenchon; os outros são verdadeiros  ou falsos neoliberais, havendo um - Benoit Hamon -  que tendo representado o PS - Partido Socialista, podia enganar alguns xdizendo que o PS so pode ser de  esquerda.! (conversa pra boi dormir!) Ele era da ala menos direitista do PS, é verdade, um rebelde dentro do PS, um "frondeur" mas que estavA  de permaneceu com o presidente de saida ,  Fr. HOLLANDE e toda a sua cara-de-pau   DE QUE ERA socialista, ou socio-democrata, ou qualquer outro socio- e que nao se candidatou à reeleiçao - porque sabia que teria o mais baixo "score", a mais baixa votaçao  que um presidente de saida teria, em toda a historia da França. Alias, para quem não sabe, foi a primeira vez que um presidente cumprindo o seu primeiro  mandato, não se candidatou. Abro um parêntesis  para sublinhar que o Discurso e o programa de Hamon não era ruim. Via-se o dedo de um politico experiente,  com alguns itens elogiaveis - ,mas que infelizmente tinha conchavado - e alinhavado talvez -  com o péssimo governo de F. Hollande; logo, ele pagou pelo PS, cada vez mais desacreditado.

  Destacamos - por ser facil e rapido - que a candidata fascistoide da FN, ou seja,  Frente Nacional , representando a  extrema direita ultra xenofoba, racista, pro saida da França da UE (União Europeia),  contra a venda de comida (carne) halal ( a dos arabes muçulmanos, ) e  kosher, dos judeos, e outras atitudes que darao emprego a muitos, que provocarao problemas a outro tanto, mas...etc. Depois havia o teimoso François Fillon, desgraçado autor do maior folhetim da historia da campanha - o tal que empregou a familia toda para receber sem fazer nada , e que segundo ele mesmo,  disse "_Sou um homem profundamente honesto". Imaginem se nao fosse!!!!!!!!!!!!!! Deveria ter dito "_Sou um homem profundamente teimoso", nao robo do povo. Nao, nao rouba, so embolsa! O Candidato  de esquerda, o unico pobre - perdao, Nathalie Artaud  também so pode ser pobre, é professora, e Philippe Poutou,  operario - disse na cara  Do sr. Fillon que ele se aproveitava do cargo  e  "passava a mão no alheio,  no erario nacional, portanto roubava" (nao me lembro das palavras exatas, mas o sr.  Fillon recebeu um bom balde de agua fria diante de milhoes de franceses que assistiram o debate dos 11 candidatos - e dias antes, em campanha, o mesmo Fr. Fillon  recebeu na cara um quilo de farinha de trigo...enfim, foi "farinhado" de verdade.  Alias foi esse mesmo candidato , riquissimo,  que   disse o tempo todo que ia ganhar essa eleição; Pois é, nao ganhou!
Recebeu a terceira posiçao quase igual a Mélenchon, o candidato da "França Nao Submissa" pois ao que tudo indica ha muitos outros mentirosos como ele , Fr. Fillon, aqui na Galia, ou França rançosa!
Depois ha outro detalhe importante que o mesmo Philippe Poutou apontou: a candidata fascistoide nao quer responder a uma acusaçao  por "empregos ficticios" de pessoas de seu partido que nao teriam trabalhado, mas que teriam recebido bastante dinheiro que, parece, era revertido ao seu partido. Ela não compareceu  à policia e se recusou varias vezes a  ir à policia - ou a  uma instância mais chique  da policia- afinal madame mora num castelo  - e ela, que é contra a UE, aproveita o dinheiro da UE e além disso  se escuda em sua "imunidade parlamentar" para nao responder às convocaçoes (da policia). Ph. Poutou também lançou isso na cara dela na frente da televisão e dos milhões que  os escutavam, acrescentando -_"Nos, quando somos convocados à policia, a gente vai;  pois nao ha imunidade operaria".
Bom faltou falar do "boy" que é economista, sem nenhuma experiência politica, que saiu do PS, que foi ministro de Hollande, menino de "boa familia", neoliberal , que tem o programa mais vago que eu ja vi, que começou a receber o apoio da direita poderosa quando esta viu que com Fr. Fillon, não ia ganhar mesmo, e  que ele era bom  sobretudo  para melodramas. E então o ex empregado de Rotschild, o jovenzinho convencido que vai ganhar, foi o que saiu como candidato junto à fascistoide M. Le Pen. 

      São varias as manifestações em muitas cidades da França contra os dois candidatos: "nem Le pen  nem Macron, , nem patria nem patrão!  ("patron" em francês, rima) -  cantavam e gritavam essas  "palavras de ordem" hoje, dia 27 de abril,  em Paris. Mas houve manifestação anti-candidatos  em outras cidades  importantes também: Nantes, Toulouse, Rennes, Clermont-Ferrand. Na de paris houve a intervençao da policia ( "forças da ordem" dizem no radio -  e os jovens - que eram  a maioria - foram dispersados com bombas de gas lacrimogênio.

   ISSO E QUE é DEMOCRACIA!

   Desconfio muitissimo de que a abstençao vai ser grande, e se a fascistoide ganhar, (- tem ela  muitas promessas -  a bomba vai estourar ( pena que o Trump ja é casado! os dois gostam de brigar, e se dariam tao bem!).  Os estudantes dizem que Macron, caso seja eleito continuara com uma politica anti-trabalhador, aplicara mais as reformas que estao estrangulando os mais fracos, enfim,  reproduzira a infelicidade.  Dizem que M. le pen é Macron   sem o racismo. Sei Nao! Dificil evitar o caos.P
comentario de Roselis BATISTAR
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário