segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Líderes latino-americanos celebram vitória do chavismo em eleições regionais na Venezuela

Líderes latino-americanos celebram vitória do chavismo em eleições regionais na Venezuela

INTERNACIONAL
TYPOGRAPHY

Evo Morales e Manuel Zelaya parabenizaram vitória do PSUV; Raúl Castro e Daniel Ortega ligaram para Nicolás Maduro
Do Opera Mundi 
Diversos líderes latino-americanos parabenizaram o PSUV (Partido Socialista Unificado da Venezuela) e o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, pelos resultados da agremiação na eleição deste domingo (15). O PSUV ganhou em ao menos 17 dos 23 Estados do país.
“Parabenizar a Venezuela porque a democracia ganhou da intervenção e da conspiração. O povo defende sua soberania, dignidade e recursos naturais”, disse, pelo Twitter, o presidente boliviano Evo Morales.
Por sua vez, o ex-presidente hondurenho Manuel Zelaya, afirmou que a vitória do PSUV representa “uma derrota para os Estados Unidos”.
“Esta é mais uma vitória do comandante Hugo Chávez e do presidente Nicolás Maduro, ambos amigos leais do povo de Honduras, que nos acompanham sempre, especialmente nas horas mais difíceis. É uma vitória contra as campanhas criminosas de ataques dirigidos dos EUA contra um povo democrático que busca o diálogo e a paz”, disse, em nota.
Além deles, o presidente cubano, Raúl Castro, e o da Nicarágua, Daniel Ortega, ligaram para Maduro a fim de felicitar pela vitória do PSUV.
Leia mais:
PUBLICIDADE
,
PUBLICIDADE
O PSUV conseguiu ganhar da oposição o estado de Miranda (centro-norte) governado pelo duas vezes candidato à presidência do país Henrique Capriles, e os estados de Lara (oeste) e Amazonas (sul).
Com 95,8% das urnas apuradas, a presidente do CNE, Tibisay Lucena, disse que os resultados são "irreversíveis", explicando que nestas eleições houve uma participação de 61,14% do censo eleitoral.
O PSUV vai continuar governando os estados de Apure, Aragua, Barinas, Carabobo, Cojedes, Delta Amacuro, Falcón, Guárico, Monagas, Portuguesa, Sucre, Trujillo, Vargas e Yaracuy. A oposição, por sua vez, ganhou em Anzoátegui, Mérida, Nueva Esparta, Táchira e Zulia.
Em discurso, Maduro disse que o “chavismo está vivo "A oposição teve cinco vitórias, as reconhecemos como fizemos sempre, e há um governo em disputa", disse, ao se referir a Bolívar.
"Hoje ganhou a verdade da Venezuela, hoje o chavismo arrasou, hoje temos 17 governos, hoje temos 54% dos votos, hoje temos 61% de participação, e hoje a pátria se fortaleceu com 75% dos governos", afirmou Maduro.
"Esta vitória é uma proeza moral e política do povo venezuelano, que conseguiu resistir aos embates da guerra da oligarquia e que disse 'não às sanções', 'não ao intervencionismo'", finalizou o presidente venezuelano

Nenhum comentário:

Postar um comentário