segunda-feira, 6 de novembro de 2017

No centenário da Revolução, comunistas reafirmam a luta pelo socialismo

No centenário da Revolução, comunistas reafirmam a luta pelo socialismo

INTERNACIONAL
TYPOGRAPHY

O centenário da Grande Revolução Socialista de Outubro foi comemorado pelo Movimento Comunista Internacional com uma concorrida reunião de 103 partidos comunistas e operários de todo o mundo, convocados a São Petersburgo, antiga Leningrado, pelo Partido Comunista da Federação Russa
Do Portal Vermelho

Realizada em 2 e 3 de novembro, no Palácio Tauride (Tavrichesky, em russo) onde o genial líder da Revolução, Vladimir Lênin, apresentou as célebres Teses de Abril, a reunião foi aberta pelo presidente do PCFR, Guennadin Ziuganov, com um vibrante pronunciamento exaltando as grandes façanhas dos povos da União Soviética sob a direção do Partido Bolchevique. “A Revolução de Outubro abriu uma nova era na história, despertou continentes e povos na luta pela nova vida com a proclamação do primeiro Estado de operários e camponeses”, ressaltou. Ziuganov lembrou que a Revolução “trouxe a paz aos povos, o pão para os famintos e a terra para os camponeses”. 

O líder do PCFR destacou que a Revolução “não foi apenas um passo para a realização de transformações políticas e sociais para a Rússia, mas também para todo o mundo. A humanidade avançou com a Revolução de 1917”, enfatizou, enaltecendo os valores infundidos no povo pela Revolução – trabalho, solidariedade, fraternidade, coletivismo, liberdade.

Ao fazer o balanço da construção do socialismo, Ziuganov sintetizou: “Sob a direção de Lênin e Stálin, o país cresceu, criou-se a potência soviética, e foram alcançadas grandes conquistas econômicas e sociais, culturais e científicas”.
Leia mais:
PUBLICIDADE

Entre as conquistas da União Soviética, Ziuganov ressaltou o triunfo na Segunda Guerra Mundial, os avanços nas lutas por liberdade e independência no mundo.

Para Ziuganov, o fim da União Soviética resultou em imenso retrocesso econômico, político e social para os povos do grande país euro-asiático e “uma tragédia para todo o mundo”

Ziuganov deteve-se na análise da atual situação mundial, destacando que a globalização capitalista contemporânea é a “expressão do imperialismo”. Para o líder o PCFR a situação mundial é caracterizada pela agressividade do imperialismo contra países e povos.

Valorizou a resistência dos povos à ofensiva do imperialismo, defendeu a criação de uma “frente anti-imperialista” e elogiou os países socialistas, principalmente a China, que “surpreende com seus êxitos colossais e assombra o mundo”, Cuba que é “exemplo de valentia de dedicação à causa do socialismo” e o “Vietnã heroico, que se desenvolve e defende sua independência”.

O líder do PCFR concluiu afirmando que o seu partido continua lutando pela causa do socialismo. “O centenário não é uma festa do passado, mas do presente. Seguimos lutando pelo socialismo e a paz entre os povos, pela causa de Lênin e de Outubro de 1917”.

Em uma declaração aprovada por aclamação, os 103 partidos presentes – entre estes o Partido Comunista do Brasil – afirmam estar convencidos de que “Lênin e o Partido Bolchevique foram e continuam sendo a fonte de inspiração para os comunistas e demais revolucionários em todo o mundo”.

Para os partidos comunistas e operários, a Revolução de Outubro é repleta de significados e inaugurou na história a etapa da luta pela superação revolucionária do capitalismo pelo socialismo.

A Declaração faz um chamado pela coordenação de ações entre os partidos comunistas na construção de uma ampla frente anti-imperialista na luta pela paz, contra as agressões do imperialismo, as armas nucleares, as bases militares, a Otan e o militarismo.
O documento reforça a luta contra o bloqueio a Cuba, contra a ocupação da Palestina pelos sionistas israelenses e expressa solidariedade com todos os povos do Oriente Médio, África, América Latina, Ásia e Europa, mencionando especificamente a luta contra a ingerência do imperialismo na Síria, Venezuela e Ucrânia.

As delegações dos partidos comunistas e operários também cumpriram em São Petersburgo uma ampla agenda de atividades culturais e visitas a lugares históricos da Revolução, entre estes o cruzador Aurora, ancorado no Rio Neva, o Palácio de Inverno, tomado pelos insurretos em 7 de novembro de 1917 e o Smolny, onde Lênin anunciou ao 2º Congresso dos Sovietes a tomada do poder pelos revolucionários. Imediatamente, o congresso aprovou os decretos sobre a paz e a terra.

Até o dia 7 de novembro, data do centenário da Revolução, será cumprida em Moscou ampla agenda de atividades, incluindo um ato político de massas.

Artigos Relacionados

"Paradise Papers" expõem relação de ricos com paraísos fiscais
MUNDO Arquivo com 13,4 milhões de documentos mostra investimentos e atividades "offshore" de...
Sandinistas conquistam 148 de 153 prefeituras em eleições regionais na NicaráguaSandinistas conquistam 148 de 153 prefeituras em eleições regionais na Nicarágua
AMÉRICA CENTRAL FSLN conquistou cidades mais importantes do país (Manágua, León e Granada...
ONU aprova nova resolução pedindo fim do bloqueio econômico dos Estados Unidos a CubaONU aprova nova resolução pedindo fim do bloqueio econômico dos Estados Unidos a Cuba
NAÇÕES UNIDAS Ao contrário da votação de 2016, quando os EUA decidiram se abster, a...

Nenhum comentário:

Postar um comentário