segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Sandinistas conquistam 148 de 153 prefeituras em eleições regionais na Nicarágua

Sandinistas conquistam 148 de 153 prefeituras em eleições regionais na Nicarágua


FSLN conquistou cidades mais importantes do país (Manágua, León e Granada); observadores internacionais da OEA disseram que processo ocorreu com tranquilidade
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) conquistou ampla vitória neste domingo (05/11) nas eleições municipais realizadas na Nicarágua. O partido de Daniel Ortega ganhou em ao menos 148 das 153 prefeituras do país.
Entre as regiões vencidas pela FSLN, está a capital Manágua. Reyna Rueda ganhou com pouco mais de 87% dos votos, segundo o último boletim oficial – que apontava a apuração de 66,8% das urnas.
Alfredo Guitérrez, do Partido Liberal Constitucionalista (PLC), obteve o segundo lugar, com 5,58%. Em terceiro, ficou o deputado Alfredo César, do Partido Conservador (PC), com 3,47%.
FSLN

Eleitores foram às urnas neste domingo na Nicarágua

Assembleia Constituinte da Venezuela convoca eleições municipais para dezembro

Manifestantes vão às ruas na Bolívia pedir que Justiça libere Evo Morales para tentar reeleição

Bolívia: movimentos sociais pedem em marcha que Justiça permita que Evo dispute reeleição

 
Entre as prefeituras vencidas pelo FSLN, estão Manágua, Granada e Leon, as três principais cidades do país; Matagalpa, Chinandega, Jinotepe, Boaco, Juigalpa, Estelí, Jinotega, Masaya e Somoto.
Nestas eleições, foram escolhidos 153 prefeitos e vice-prefeitos, além de 6.088 membros dos parlamentos municipais.
Observadores internacionais
O pleito foi acompanhado por 60 observadores internacionais, pertencentes a uma missão da Organização de Estados Americanos (OEA). No domingo, durante a votação, o chefe da missão da OEA, Wilfredo Penco, disse que o pleito estava correndo com tranquilidade.
“As juntas receptoras de votos foram abertas em sua totalidade, nas mesas observadas por nossos observadores a jornada começou com tranquilidade e se desenvolve com tranquilidade”, disse, em Manágua. No fim do dia, Penco afirmou que o órgão iria analisar eventuais denúncias de fraude, mas ressaltou, novamente, que o processo ocorreu sem maiores problemas.
(*) Com teleSUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário