segunda-feira, 30 de abril de 2018

Gleisi denuncia prisão de Lula no Congresso Nacional do Chile

INTERNACIONAL
Gleisi denuncia prisão de Lula no Congresso Nacional do Chile
Aos parlamentares chilenos, presidenta do PT fala sobre a nova fase do golpe e também sobre o atentado ao acampamento Marisa Letícia, em Curitiba, na madrugada deste sábado
por Redaçao RBA publicado 29/04/2018 15h55
REPRODUÇÃO
gleisi no chile.jpg
Gleisi destacou a amizade entre Chile e Brasil, bem como a solidariedade prestada pelos chilenos desde o golpe em 2016
São Paulo – A presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), denunciou hoje (29), no Congresso Nacional do Chile, a prisão, sem provas, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desde o último dia 7. Gleisi participou de um ato em homenagem a ex-presidenta do país, Michelle Bachelet. Ontem, a senadora se reuniu com partidos da Frente Ampla.
Em seu discurso, Bachelet defendeu Lula, destacando que o Brasil "deveria respeitar a soberania das urnas e do voto popular". Assista ao vídeo no final da reportagem.
Em sua mensagem, Gleisi relembrou os vários tratados assinados entre os dois países durante o governo Lula, e destacou a criação da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), entre outras. E agradeceu a solidariedade dos chilenos a Lula e ao povo brasileiro a partir do golpe de 2016.
“Esse golpe entrou agora em sua nova fase. Querem impedir o companheiro Lula de se candidatar à Presidência nas eleições previstas para esse ano, pois a direita e os golpistas sabem que se ele for candidato, ganha a eleição. Por isso a sua prisão, sua prisão política”, disse Gleisi.
Dirigindo-se diretamente à ex-presidente chilena, lembrou que ela, que tem pais que foram perseguidos durante a ditadura, valoriza a democracia e “entende nossa revolta e angústia ao assistir no dia a dia a democracia sequestrada no nosso país”.
Gleisi também denunciou o ataque a tiros no acampamento Marisa Letícia, da Vigília Lula Livre, manifestando sua preocupação com os atuais governos do Brasil e da Argentina, que se unem para destruir conquistas históricas como a Unasul.

Al Jazeera

Há duas semanas, Gleisi denunciou a prisão ao canal Al Jazeera, do Catar, por meio de um vídeo. O episódio causou revolta entre setores que apoiaram o impeachment sem crime de responsabilidade da presidenta Dilma Rousseff e a violência contra a caravana de Lula no Rio Grande do Sul.
A senadora Ana Amélia (PSDB-RS), usou a tribuna para distorcer os fatos e irritou a comunidade árabe – que segundo a tucana estaria sendo chamada para ações terroristas. O deputado Major Olímpio (PSL-SP) levou o caso à Procuradoria-Geral da República. O arquivamento da representação foi anunciado nesta sexta-feira (27)  pela PGR. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário