247 - O deputado federal Helder Salomão (PT-ES) apontou uma "farsa" na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo do triple em Guarujá (SP).
"Lula lidera pesquisas eleitorais. Moro tira Lula da disputa. Bolsonaro vence as eleições. Moro ganha cargo no governo. A farsa está clara!", escreveu o parlamentar no Twitter.
Mesmo com um bombardeio de críticas pela imprensa tradicional em função da Operação Lava Jato, o ex-presidente Lula assegurava a primeira posição em todas as pesquisas eleitorais antes de ser preso, em abril de do ano passado. Naquele mês, o então juiz federal Sérgio Moro, da primeira instância jurídica, emitiu a ordem de prisão sem o esgotamento de todos os recursos judicias, porque Lula já tinha sido condenado em segunda instância - pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF4-RS).
De acordo com a legislação, ninguém deve ser considero culpado até o trânsito em julgado de um processo. Inclusive, Moro, após assumir o Ministério da Justiça, enviou ao Congresso Nacional um pacote anticrime com mudanças na lei e um dos pontos da proposta prevê a execução da pena logo após a condenação em segunda instância. A elaboração de um projeto para mudar a lei, neste caso específico, indica que o cumprimento da pena depois da segunda instância ainda é inconstitucional, ou seja, a prisão de Lula feriu a legislação.
Moro recebeu o convite da equipe de Jair Bolsonaro ainda na campanha eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário