quinta-feira, 11 de abril de 2019

Exército deu mais tiros em ação que matou cantor que polícia alemã em um ano

Exército deu mais tiros em ação que matou cantor que polícia alemã em um ano

Publicado em 11 abril, 2019 11:18 pm
Caso está sendo investigado
Foto: TV Globo/Reprodução
De O Tempo.
O último domingo (7) foi marcado pelo fuzilamento do carro conduzido pelo músico Evaldo Rosa dos Santos, de 51 anos, que foi alvejado por 80 tiros de militares do Exército que patrulhavam o bairro de Guadalupe, na zona norte do Rio de Janeiro. Para além da morte de um inocente, que levava sua família a um chá de bebê, a notícia ganhou repercussão pela quantidade de balas disparadas pelos oficiais em uma abordagem comum. O número é ainda mais alarmante quando comparado aos 75 tiros disparados por toda a polícia alemã ao longo de 2017.
Sim, é isso mesmo que você leu. Ao longo daquele ano, a polícia alemã disparou 75 vezes contra civis, cerca de um tiro a cada cinco dias. Segundo os dados da Escola de Polícia Alemã, 14 pessoas foram mortas em ações dos oficiais em 2017. Outra 39 ficaram feridas.
Ainda segundo os dados, 13 das 14 mortes resultaram do tiroteio policial para própria defesa ou a outros em uma situação de risco. A outra morte veio por um oficial tentar impedir um suspeito de escapar.
Outros dez tiros foram disparados acidentalmente pela polícia germânica, enquanto dois disparos foram executados por oficiais que tentavam cometer suicídio.
Em junho de 2018, quando os dados foram divulgados, a agência de notícias alemã DPA alertou sobre uma tendência de alta pelos policiais germânicos.
2016: 11 mortos e 28 feridos.
2015: Dez mortos e 22 feridos.
2014: Sete mortos e 30 feridos.
2013: Oito mortos e 20 feridos.
(…)

Nenhum comentário:

Postar um comentário