terça-feira, 10 de setembro de 2019

CAPACHO IDIOTA! Novo chefe do Ibama no PA diz que vai parar de queimar máquinas de garimpo ilegal

Novo chefe do Ibama no PA diz que vai parar de queimar máquinas de garimpo ilegal

O coronel da Polícia Militar Evandro Cunha dos Santos, novo superintendente regional do Ibama, nomeado pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que recebeu ordem para interromper a queima de veículos usados em crimes ambientais na Amazônia, informa reportagem de Rubens Valente e Fabiano Maisonnave, na Folha de S.Paulo
(Foto: Ibama)
247 - O coronel da Polícia Militar Evandro Cunha dos Santos, novo superintendente regional do Ibama,  afirmou que recebeu ordem para interromper a queima de veículos usados em crimes ambientais na Amazônia, informa reportagem de Rubens Valente e Fabiano Maisonnave, na Folha de S.Paulo.
PUBLICIDADE
A declaração foi dada nesta segunda-feira (9) em audiência pública na cidade de Altamira (PA) organizada pelo ruralista Nabhan Garcia que ocupa, no governo Bolsonaro, a Secretaria Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.  
Fiscais do Ibama consideram que o novo superintendente no Pará coloca em risco servidores do órgão atualmente em operação no município de Altamira, campeão de desmatamento e de focos de incêndio no país.   
O Ibama já embargou no município desde 27 de agosto quase 20 mil hectares e destruiu equipamentos de infratores ambientais.    
Santos foi nomeado para a chefia do Ibama paraense no último dia 2 pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.  Tudo indica que sua nomeação atende ao objetivo de conter a ação dos fiscais do órgão, que na semana passada, juntamente com fiscais do ICMBio e agentes da Força Nacional fizeram uma grande operação de repressão a garimpos ilegais na floresta nacional Crepori, no Pará, e queimaram equipamentos, incluindo duas retroescavadeiras, encontrados operando dentro da área protegida por lei.  
Em seu discurso de posse, no último dia 4, o novo superintendente admitiu que não tem experiência no combate a crimes ambientais. Ele exibiu fotos em que aparece ao lado de Jair Bolsonaro para deixar claro que a indicação veio do Planalto.    
Na audiência em Altamira, o ruralista Nabhan Garcia que ocupa, no governo Bolsonaro, a Secretaria Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atacou a destruição de equipamentos e anunciou que o governo vai se mobilizar para alterar a legislação em vigor. Ele culpou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) pela existência da lei.  "Se a lei foi malfeita, é porque alguém elegeu o senhor Lula. [...] Nós vamos trabalhar um decreto-lei, com a força do Congresso Nacional, e com a força de vocês, que o pedido representa o pedido de todo mundo, vamos trabalhar então para ver a possibilidade dessa lei ser alterada", disse Nabhan. 
Por sua vez, o senador Zequinha Marinho (PSC-PA),  disse que a maioria dos fiscais do Ibama é de "esquerdistas que odeiam" Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário