Pelo Mundo
Noam Chomsky: a campanha de Bernie Sanders não falhou. Energizou milhões e mudou a política dos EUA
10/04/2020 13:39
Trecho da entrevista de Noam Chomsky para o Democracy Now!
Amy Goodman: Na quarta-feira, pouco antes de Bernie Sanders anunciar, mas parecia que ele estava prestes a sair da corrida presidencial, perguntei ao dissidente político, linguista e autor Noam Chomsky sobre sua avaliação da campanha de Bernie Sanders nesta época da pandemia de coronavírus.
Noam Chomsky: Se Trump for reeleito, será um desastre indescritível. Isso significa que as políticas dos últimos quatro anos, que foram extremamente destrutivas para a população americana e para o mundo, continuarão e provavelmente serão aceleradas. O que isso vai significar para a saúde já é ruim o suficiente. Acabei de mencionar os números da Lancet. Vai piorar. O que isso significa para o meio ambiente ou a ameaça da guerra nuclear, sobre a qual ninguém está falando, mas é extremamente sério, é indescritível.
Suponha que Biden seja eleito. Eu anteciparia que seria essencialmente uma continuação de Obama - nada de muito grande, mas pelo menos não totalmente destrutivo, e oportunidades para um público organizado de mudar o que está sendo feito, impor pressões.
É comum dizer agora que a campanha de Sanders falhou. Eu acho que é um erro. Eu acho que foi um sucesso extraordinário, mudou completamente a arena do debate e discussão. Questões impensáveis há alguns anos agora estão no meio das atenções.
O pior crime que ele cometeu, aos olhos do establishment, não é a política que ele está propondo; é o fato de ele ter conseguido inspirar movimentos populares, que já vinham se desenvolvendo - Occupy, Black Lives Matter, muitos outros - e transformá-los em um movimento ativista, que não aparece apenas a cada dois anos para pressionar um líder e depois vá para casa, mas aplica pressão constante, ativismo constante e assim por diante. Isso poderia afetar uma administração de Biden.
Amy Goodman: Esse é o ativista, intelectual público, linguista de renome mundial, Noam Chomsky. Vamos passar a hora com ele na sexta-feira no Democracy Now!
*Publicado originalmente em 'Democracy Now!' | Tradução e legendagem de César Locatelli para o Democracy Now! Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário