terça-feira, 12 de maio de 2020

Movimentos sociais lançam Internacional Progressista em defesa da democracia

Movimentos sociais lançam Internacional Progressista em defesa da democracia

Noam Chomsky, Fernando Haddad, Celso Amorim, Álvaro García Linera são algumas das personalidades políticas que fazem parte da organização

REDAÇÃO OPERA MUNDI
São Paulo (Brasil)
Por iniciativa do Movimento Democracia na Europa (DiEM25) e do Instituto Sanders, foi lançada nesta segunda-feira (11/05) a Internacional Progressista, organização que reúne mais de 40 lideranças políticas ao redor do mundo em defesa da democracia. 
A organização afirma lutar em união com outros movimentos sociais, ativistas, sindicatos, partidos, organizações antirracistas, coletivos feministas e outras associações contra o avanço do autoritarismo e em prol da solidariedade, da igualdade, da sustentabilidade e da ecologia. 
Mais de 40 personalidades políticas fazem parte do conselho da Internacional, entre elas estão os brasileiros Fernando Haddad e o ex-chanceler Celso Amorim. Representando a América Latina estão o ex-presidente do Equador Rafael Correa, a ministra argentina de Mulheres, Gênero e Diversidade, Elizabeth Gómez Alcorta, o ator mexicano Gael García Bernal e o ex-vice-presidente da Bolívia Álvaro García Linera. 
A lista de intelectuais também é composta pelo filósofo norte-americano Noam Chomsky, o ex-ministro de Finanças da Grécia Yanis Varoufakis, a primeira-ministra da Islândia,  Katrín Jakobsdóttir e ainda a ativista Carola Rackete, conhecida pelo papel no resgate de migrantes no Mediterrâneo.
Chancelaria do Equador
Filósofo norte-americano Noam Chomsky faz parte da Internacional Progressista
O movimento diz lutar por um mundo descolonizado, justo, solidário, pós-capitalista, próspero e plural. Os filiados afirmam que o grupo faz frente aos "nacionalistas de direita e seus aliados corporativos",  que "avançam sua agenda de exclusão e exploração".
A ideia do grupo é unir diversas frentes para "compartilhar recursos, ferramentas e organizar ações que transcendam fonteiras" e, assim, realizar ações em conjunto que tenham alcance mundial.
Junto com o lançamento do grupo, o movimento liberou uma plataforma onde qualquer pessoa pode ter acesso aos conteúdos do site e realizar seu cadastro como novo membro e/ou como organização social. 
A Internacional Progressista afirma que não recebe nenhum investimento público, ou de empresas privadas, o financiamento é exclusivamente por meio de doações e contribuições de seus filiados. O grupo pretende reunir seus membros em setembro, caso a pandemia do novo coronavírus permita, na cúpula inaugural da Internacional, que será sediada em Reykjavik, na Islândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário