Saúde
Covid-19: manchas nas mãos e nos pés?
Segundo os pesquisadores, até 40% dos pacientes com o vírus apresentam alterações nas palmas das mãos e na planta dos pés, quando 1 em cada 4 pacientes as apresenta na língua e na boca.
Perda de olfato e paladar, fadiga severa, tosse, febre, muitos sintomas de Covid-19 já foram bem identificados desde o início da epidemia. Outros ainda estão envoltos em mistério. Na terça-feira, 26 de janeiro, a Universidade de La Paz e o Hospital de Atenção Básica do Serviço de Saúde de Madri (SERMAS) da Comunidade de Madri apresentaram um relatório investigativo sobre as características do novo coronavírus.
VÍDEO: Dr. Christian Recchia: "Cuidado, esta crise de Covid está longe de terminar. Vai durar mais dois anos":
Assim, neste relatório, os pesquisadores relatam novos sintomas específicos para Covid-19. Com efeito, nota-se que as mãos e os pés podem apresentar alterações que correspondem a uma “ sensação de ardor e vermelhidão seguida de descamação ou com aparecimento de pequenas manchas muito características ”. Essa pesquisa, realizada em abril de 2020, concluiu que 25% dos pacientes com o vírus apresentariam alterações na língua e na boca. Até 40% são encontrados nas palmas e solas dos pés. Os resultados foram publicados na revista científica British Journal of Dermatology .
Lesões nas papilas gustativas
Este estudo foi realizado em 666 pacientes afetados pela Covid-19, todos instalados no hospital de campanha do centro de exposições de Madrid. Os autores já haviam revelado que a língua poderia ser um sintoma da doença, relataram que vários pacientes sofreram com aumento do tamanho da língua e lesões nas papilas em forma de placas lisas ", frequentemente associadas à perda de gosto ”. Nesse estudo, os pesquisadores relatam que “ essa queimadura também pode aparecer nas palmas e plantas dos pés com uma coloração avermelhada ou descamação e manchas ”.
O departamento de dermatologia do hospital universitário de Madrid em La Paz especifica que, quando essas doenças de pele estão associadas a outros sintomas, podem ser “ sinais chave de um diagnóstico precoce da doença ”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário