quarta-feira, 21 de abril de 2021

Documentário sobre formação

 

SGeral <sgeral@mst.org.br>
À :SGeral
mer. 21 avr. à 18:06

 


Vivemos um tempo histórico no qual se esgotaram todas as possibilidades civilizatórias do capitalismo. De agora em diante, mais que nunca , o capitalismo somente nos oferecerá crises, guerra, migração, aquecimento global, fome, pandemias, morte e barbárie. Nesse contexto, a formação na perspectiva da emancipação humana é estratégica. Tem a tarefa histórica de contribuir para forjar sujeitos políticos coletivos, capazes de mobilizar consciências, recursos e processos para a construção de um projeto político emancipador e de transformação da realidade, das condições de vida no campo e nas cidades. Na Via Campesina os processos políticos-organizativos de formação tornam-se não apenas trincheiras de resistência  e defesa dos modos de vida camponesa e da produção agroecológica, mas também sementes para o florescimento de novas relações sociais, políticas e econômicas com a Mãe Terra.

A formação como um processo integral, sistemático, amplo, contínuo e permanente, deve estar presente em cada passo da organização. Se aos povos do campo cabe a grandiosa tarefa da produção de alimentos saudáveis, ao Movimento a nível internacional cabe a obra mais linda, livre e emancipadora, ser parte da construção das transformações e de sociedades livres e soberanas.

Com este propósito, construímos “Formando em Movimento” um novo filme da Via Campensina que mostra, através de diversas vozes e atores do mundo inteiro, as diferentes práticas e metodologias nos processos formativos, com um objetivo comum, porque "globalizar a luta e a esperança" não é só uma palavra de ordem, é uma tarefa permanente.

 

 

Aqui o documentário de  32 minutos 

 

: https://youtu.be/Spi4pk-p9_M 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário