sábado, 19 de fevereiro de 2022

Conheça 5 lugares no mundo com transporte público gratuito

 

Conheça 5 lugares no mundo com transporte público gratuito

·4 min de leitura
Transporte público gratuito é realidade em algumas cidades do mundo, inclusive brasileiras
Transporte público gratuito é realidade em algumas cidades do mundo, inclusive brasileiras

Conheça 5 lugares no mundo com transporte público gratuito

Apesar de ser considerada uma utopia quase inviável para alguns, a tarifa zero é uma realidade em aproximadamente 100 cidades ao redor do mundo. De acordo com dados do Portal Mobilize, só no Brasil 27 cidades adotaram o modelo de transporte público gratuito, isentando os usuários do pagamento pelo serviço prestado.

Para quem defende a tarifa zero, os principais benefícios estão relacionados à questão da sustentabilidade - como a redução de emissão de carbono e poluição do ar com menos pessoas utilizando automóveis e optando pelo transporte público - e alívio econômico para famílias desfavorecidas, uma vez que só a tarifa para se locomover consome cerca de 20% da renda do trabalhador.

Os críticos da ideia afirmam que o custo para sustentar cidades inteiras com tarifa zero no transporte público é muito alto. No entanto, o estudo Financiamento Extratarifário da Operação dos Serviços de Transporte Público Urbano no Brasil, realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) aponta para outra direção.

O documento demonstra como é possível criar fontes de recursos diversos para subsidiar os gastos da população com ônibus, trem e metrô. Hoje os usuários arcam com quase 90% da receita do sistema de transporte público urbano no Brasil. De acordo com o estudo, impostos já existentes como IPVA e IPTU poderiam subsidiar o transporte público, já que a mobilidade é um direito, assim como o acesso à saúde e à educação.

Veja a seguir 5 exemplos de lugares no mundo que possuem transporte público com tarifa zero:

  1. Luxemburgo

  2. Tallinn, Estônia

  3. Dunquerque, França

  4. Maricá, Rio de Janeiro

  5. Caucaia, Ceará

Luxemburgo

Em Luxemburgo, o transporte é gratuito para residentes e turistas
Em Luxemburgo, o transporte é gratuito para residentes e turistas

Em fevereiro de 2020, Luxemburgo se tornou oficialmente o primeiro país a oferecer transporte público gratuito a todos os cidadãos residentes e turistas. Desde então, já não é preciso mais adquirir quaisquer passagens para embarcar em ônibus, trens ou bondes nacionais, de acordo com o consórcio de transporte público de Luxemburgo.

Calcula-se que a medida deve acarretar em uma economia mensal de aproximadamente 100 euros (R$ 587 na cotação atual) por família no país, e boa parte desse suporte será financiado por impostos que integram o orçamento nacional.

Tallinn, Estônia

Iniciativa em Tallinn começou em 2013
Iniciativa em Tallinn começou em 2013

A capital e maior cidade da Estônia, com cerca de 440 mil habitantes, é um dos principais exemplos de transporte público gratuito na Europa — A iniciativa começou em 2013, após um referendo. O objetivo era diminuir o número de carros nas ruas, mas, curiosamente, embora o uso dos ônibus e bondes tenha aumentado, isso não aconteceu.

A administração local descobriu que quem estava usando o transporte público era uma parcela de pessoas que antes andavam a pé. Para atingir seu objetivo, então, Tallinn ampliou o número de vias exclusivas para ônibus e aumentou os valores de estacionamento para carros. Essas taxas ajudam a financiar o sistema — que custa em torno de 13 milhões de euros por ano — e desencoraja o uso dos carros. Em 2019, a circulação de automóveis caiu 10%.

Dunquerque, França

Os ônibus gratuitos atendem aos 90 mil habitantes da cidade de Dunkirk
Os ônibus gratuitos atendem aos 90 mil habitantes da cidade de Dunkirk

A cidade portuária da costa norte do país adotou a tarifa zero em setembro de 2018. Um ano depois disso, segundo informações divulgadas pela revista Forbes, o uso do sistema de transporte municipal aumentou 60% em dias de semana e mais que dobrou aos sábados e domingos. 48% dos usuários afirmam deixar seus carros em casa, e 5% venderam seus carros ou deixaram de adquirir um.

Os ônibus gratuitos atendem aos 90 mil habitantes da cidade e 257 mil pessoas da região metropolitana. Em Dunkerque, o sistema é ainda mais simples do que em Tallinn: não existe qualquer cartão, basta entrar nos ônibus sem pagar nada.

Maricá, Rio de Janeiro

Gratuide de transporte em Maricá acabou na Justiça
Gratuide de transporte em Maricá acabou na Justiça

Com 160 mil habitantes, Maricá é a segunda maior cidade brasileira a oferecer ônibus sem custo para seus cidadãos.

Os ônibus operados pela prefeitura — chamados de “vermelhinhos” — começaram a circular em 2015, com dez veículos se deslocando por uma linha que atravessava a cidade. A iniciativa gerou disputas judiciais com as empresas que gerenciavam o transporte em Maricá até então. Contudo, à medida que os contratos perderam a validade, a prefeitura expandiu os serviços de ônibus gratuitos.

Caucaia, Ceará

Com 370 mil habitantes, Caucaia é a maior cidade do Brasil a oferecer transporte gratuito
Com 370 mil habitantes, Caucaia é a maior cidade do Brasil a oferecer transporte gratuito

No início de setembro de 2021, o município de Caucaia (CE) entrou para a lista de cidades brasileiras que oferecem transporte público gratuito para sua população. Com cerca de 370 mil habitantes, a cidade é atualmente a maior do Brasil com gratuidade. Ao todo, há 60 veículos nas 15 rotas por toda a cidade de Caucaia.

Com informações de Estadão e Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário