terça-feira, 22 de março de 2022

Agência Pública

 

Hoje a Entrevista dos Aliados veio em dose dupla! Pautadas pelos Aliados, nós entrevistamos Joenia Wapichana, deputada federal, e Soniamara Maranho, coordenadora nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Seja no Congresso Nacional ou em territórios espalhados pelo país, essas duas mulheres estão na linha de frente da luta contra a exploração desenfreada de recursos naturais no Brasil e atuam diariamente para defender as populações atingidas por essas atividades. Confira as entrevistas completas no site da Pública

Durante as conversas, as duas responderam muitas das perguntas enviadas por vocês, Aliados e Aliadas. Obrigada a todos que participaram sugerindo nomes, votando e enviando perguntas! 

Você conhece alguém que gostaria de participar da escolha das próximas Entrevistas dos Aliados? Compartilhe essas entrevistas e convide essa pessoa para se tornar Aliada da Pública

Um abraço,

Giulia Afiune
Editora de Audiências

Joenia Wapichana: “Tudo que Bolsonaro sonhou explorar em terras indígenas está no PL 191”
Para Joenia Wapichana (Rede-RR), única deputada federal indígena, projeto que libera mineração em terras indígenas é "carona para passar trator em nossos direitos". Ela explicou que o texto voltou à pauta com um "argumento falso": com a guerra na Ucrânia, faltariam ao agronegócio brasileiro fertilizantes russos à base de potássio, mineral que seria encontrado em territórios indígenas. Leia a entrevista completa.
“Hoje, no Brasil, nós temos cerca de 22 mil barragens”, diz coordenadora nacional do MAB
Soniamara Maranho, representante do Movimento dos Atingidos por Barragens, alerta para o risco de novos rompimentos como os que ocorreram em Brumadinho e Mariana, e explica a visão do MAB para o país: "Toda a produção, principalmente a feita pelo setor elétrico brasileiro, precisa ser pública, precisa ser distribuída, precisa ser popular, com participação do povo." Leia a entrevista completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário