Corps du message
HTTP://ARTMARKET.ART.BR/FILMES-SOBRE-ARTE-PARA-ASSISTIR-NO-NETFLIX/
FILMES SOBRE ARTE PARA ASSISTIR NO NETFLIX (ATUALIZADO)
CATEGORIA: ARTE, EM 12 ABRIL, 2016, TAGS DICAS, DOCUMENTÁRIOS, FILMES
Com tanta variedade a disposição é normal demorarmos para decidir qual filme ou documentário assistir, e no Netflix fica mais difícil ainda. Para facilitar um pouco, montamos uma lista com filmes sobre arte para assistir no Netflix. Como o serviço de streaming retira todo ano alguns filmes do catálogo, nós atualizamos esse post com novidades que estão disponíveis para assistirmos. Tem documentários, filmes biográficos e de ficção, todos inspirados no universo da arte. Segue a lista:
*Atualizado em: 15/07/2016
A DAMA DOURADA (2015)
Adaptação do livro “A Dama Dourada: a extraordinária história da obra-prima de Gustav Klimt, Retrato de Adele Bloch-Bauer”, escrito pela jornalista Anne-Marie O’Connor. Conta a épica batalha nos tribunais travada por Maria Altmann (Helen Mirren) e Randy Schoenberg (Ryan Reynolds), contra o governo da Áustria para reconquistar uma herança de família roubada pelos nazistas da 2ª Guerra. Detalhe: a herança é um o retrato da tia de Maria, pintado por Gustav Klimt, considerada a “Mona Lisa da Aústria”. Um filme emocionante, baseado em fatos reais!
IRIS – UMA VIDA DE ESTILO (2014)
Com 93 anos e ainda na ativa aconselhando modelos, criadores e também pechinchando com fornecedores, Iris Apfel é uma personalidade ímpar no mundo da moda. Para mostrar o trabalho e as ideias dessa grande mulher, o premiado diretor Albert Maysles mostra no documentário Iris, o entusiasmo dela pela moda e pela arte. Um filme que além dobusiness da moda, mostra os aspectos da criatividade, valores e trabalhos éticos durante crises e a importância de manter esses mesmos valores no momento que o glamour toma conta.
TIM’S VERMEER (2013)
Tentar entender e desvendar como o pintor holandês, e gênio da arte, Johannes Vermeer conseguia pintar suas telas com técnicas tão realistas em pleno século 17, e 150 anos antes da invenção da fotografia. Essa é a intenção do inventor Tim Jenison, contada nesse documentário feito pela dupla Penn & Teller. Um filme que alia ciência, tecnologia e arte!
SINÉDOQUE NOVA YORK (2015)
Para os amantes do teatro! Sinédoque Nova York conta a história de Caden Cotard (Philip Seymour Hoffman), um diretor de teatro frustrado, hipocondríaco e egoísta. No hora em que recebe o convite para escrever sua primeira peça, Cotard está em um momento conturbado, vivendo um enorme caos. A peça torna-se uma verdadeira obsessão e a intenção do diretor é recriar no palco o mundo maluco em que vive, nos mínimos detalhes. Caden conta com a ajuda de Tammy (Emily Watson), a atriz maluca Claire (Michelle Williams) e a adorável Hazel (Samantha Morton). Neste roteiro não há coadjuvantes, todos são protagonistas de suas próprias histórias.
ECO DE LA MONTAÑA (2014)
O documentário Eco de La Montaña mostra um pouco da vida e do trabalho do artista huichol Santos de La Torre, que vive no anonimato mesmo depois de ganhar os holofotes da mídia internacional ao fazer um lindo e marcante mural na estação de metro Palais-Royal – Musée du Louvre.
DIANA VREELAND: THE EYE HAS TO TRAVEL (2011)
Diana Vreeland (1903-1989) definiu uma nova maneira de olhar a moda. O documentário “Diana Vreeland: The Eye Has to Travel” conta a vida da ícone da moda internacional, colunista e editora de duas das maiores publicações editoriais do ramo, Vogue e Harper’s Bazaar, conhecida por sua criatividade ilimitada e seu forte temperamento. Em mais de 40 anos de ligação com o mundo da moda, era chamada de “oráculo”, “sacerdotisa da moda” e “fabricante de mitos”.
McCULLIN (2012)
Com a experiência de 30 anos fotografando guerras e conflitos, esse documentário conta a vida do fotojornalista canadense Don McCullin. Um filme sobre o amor pela fotografia e pelas pessoas, pois a coragem de retratar desastres e crises ao redor do mundo só é possível em seres humanos que têm um espírito de coletividade e bem maior. Registrar coisas ruins para evitar as mesmas cenas no futuro, esse é um das grandes razões de ser um fotojornalista de guerra.
THE ART STAR AN THE SUDANESE TWINS (2011)
Até onde vai o limite entre exploração e altruísmo? O documentário “The Art Star and the Sudanese Twins” mostra a tentativa da artista performática italiana Vanessa Beecroft de adotar dois órfãos sudaneses e fazer deles um dos “elementos” de uma exposição de arte. Um documentário bastante polêmico, e ao mesmo tempo ganhador de diversos prêmios em festivais internacionais, incluíndo o de melhor edição em documentários no festival de Sundance.
EL ARTISTA (2008)
Primeiro filme de ficção dos documentaristas argentinos Gastón Duprat e Mariano Cohn, a comédia El Artista é sobre um enfermeiro de uma casa de repouso que ganha fama ao enviar obras de um dos pacientes para uma galeria de arte, dizendo ser o verdadeiro autor. Até então levando uma vida monótona, o enfermeiro passa a viver no mundo das galerias de arte, universidades, programas de televisão e de encontros com artistas e intelectuais.
FRIDA (2002)
Ganhador de dois Oscar (melhor maquiagem e melhor trilha sonora), o filme Frida conta a história da grande pintora mexicana Frida Kahlo, desde a adolescência, passando pelo seu relacionamento conturbado com Diego Rivera, até sua morte. A atriz Salma Hayek faz o papel da personagem principal e sua atuação rendeu a indicação para o prêmio de melhor atriz no Oscar em 2003.
ART OF CONFLICT (2012)
Os murais da Irlanda do Norte são uma expressão dos problemas da região. “The Art of Conflict”, produção original do Netflix, examina estes murais através dos seus pintores e as pessoas que ali vivem, explorando o impacto, o propósito e o futuro dessa arte de rua, e consequentemente do país.
BELTRACCHI – A ARTE DA FALSIFICAÇÃO (2014)
Wolfgang Beltracchi é considerado um dos maiores falsificadores de obras de arte da história, e durante 40 anos, enganou o mercado falsificando e vendendo quadros como se fossem de grandes artistas do século 20. Oferta pelo seu trabalho nunca faltou e seu grande diferencial é que os quadros nunca eram meras cópias de pinturas já existentes, mas sim produtos da imaginação de Beltracchi utilizando o estilo desses grandes mestres. O comprador era enganado e pensava que a obra era algo nunca visto antes, um achado. O documentário é um retrato íntimo do responsável pelo maior escândalo de fraude artística do período pós-guerra.
__._,_.___
Corps du message
Fonte: Rede do 3 Setor
Nenhum comentário:
Postar um comentário