sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Livro gratuito: Relações Étnico - Raciais e Diversidade



Relações Étnico - Raciais e Diversidade
Tânia Mara Pedroso Müller
Wilma de Nazaré Baía Coelho"Pensar a Educação para as Relações Étnico-Raciais é uma pauta atualíssima.
Passados dez anos da promulgação da Lei nº 10.639/2003, que introduziu a temática na educação básica, a questão mantém-se na ordem do dia e deve permanecer por muitos anos. A luta contra a discriminação e o preconceito é e deve ser permanente e, nesse sentido, precisa ser continuamente
atualizada, incorporando argumentos, revendo posições, estratégias e objetivos. Daí a importância de uma obra que retoma a questão, discutindo-a sob diversos ângulos.
Comungo com as organizadoras e com os autores de um princípio: a construção da cidadania e o fortalecimento da democracia e das liberdades civis perpassam, obrigatoriamente, pelo enfrentamento da discriminação e do
preconceito. Uma sociedade justa e livre exige respeito às diferenças de toda ordem. Valores como Justiça, Cidadania, Democracia e Liberdade não são inatos.
Eles são apreendidos. Nesse sentido, a reflexão sobre como tais valores são fomentados e desenvolvidos no processo de educação formal ganha relevância.
Os espaços educacionais, com destaque para a escola, devem assumir a formação para a diversidade como um dos seus princípios e entendê-la como parte constitutiva da formação para a cidadania. Para tanto, é fundamental consolidar a reflexão sobre a Educação para as Relações Étnico-Raciais, abordando os muitos aspectos que a constituem e as suas várias dimensões. Sem a reflexão sistemática, há risco de as práticas educativas se efetivarem no improviso ou na experiência não criticada pela reflexão. Daí, mais uma vez, a importância da obra.
O livro organizado por Tânia Müller e Wilma Baía Coelho reúne pesquisadores consagrados e outros em processo de consolidação de suas trajetórias.
A despeito da diversidade de enfoques e perspectivas teóricas, todos comungam do interesse pela questão étnico-racial, investigando-a em diferentes momentos de nossa trajetória histórica, em atenção a agentes variados..."
-- Fonte: Rede do 3 Setor

Nenhum comentário:

Postar um comentário