sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Discrepância entre acusações verbais e formais contra Lula levanta dúvidas sobre Lava Jato, diz AP


Discrepância entre acusações verbais e formais contra Lula levanta dúvidas sobre Lava Jato, diz AP


Imprensa internacional repercute acusações do Ministério Público Federal contra ex-presidente; segundo artigo no jornal La Jornada, intenção é 'demonizar' PT
A agência de notícias norte-americana Associated Press afirmou, nesta quarta-feira (14/09), que a "discrepância" entre as declarações dos procuradores do MPF (Ministério Público Federal) sobre o papel do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema de corrupção na Petrobras e as acusações de fato apresentadas contra ele levantam dúvidas sobre o futuro das investigações da Operação Lava Jato.
Nesta quarta, o procurador da República Deltan Dallagnol afirmou que o ex-presidente era o "comandante máximo do esquema de corrupção identificado na [Operação] Lava Jato". Em entrevista coletiva à imprensa, ele detalhou a denúncia contra Lula, a esposa dele, Marisa Letícia, e mais seis pessoas.
Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Segundo matéria da AP, caracterização de suposto papel de Lula na Lava Jato foi "impressionante"
Segundo a matéria da AP, embora as acusações fossem esperadas, a caracterização do suposto papel de Lula no esquema, com apresentações de Power Point tentando explicar as denúncias contra o ex-presidente, foi “impressionante”.
A agência afirma que, apesar da “litania” (ladainha) de acusações, Lula está sendo acusado apenas de lavagem de dinheiro e corrupção, crimes que são negados pela defesa do ex-presidente.
“A discrepância entre as acusações verbais na quarta-feira [feitas pelos procuradores] e aquilo de que Silva foi realmente acusado levantaram muitas perguntas sobre o futuro da investigação”, diz o texto.
O artigo da AP cita o advogado Cezar Britto, ex-presidente da OAB, que afirma que "as duras palavras [dos procuradores] indicam que as provas [contra Lula] não devem ser tão sólidas". "Parece que os procuradores estão querendo o apoio da sociedade em lugar de procurar mais provas", diz Britto.
'Demonizar o PT"
Em artigo no jornal mexicano La Jornada nesta quinta-feira (15/09), o escritor brasileiro Eric Nepomuceno qualificou a entrevista coletiva de Dallagnol como um “espetáculo oferecido a uma imprensa que há muito tempo esqueceu o verbo ‘perguntar’”.
A apresentação das denúncias, segundo ele, teve “palavras contundentes, em um discurso altamente politizado, no qual faltou só um detalhe: provas”.
O escritor afirma que a “sanha messiânica” do juiz Sergio Moro, “que atua muito mais como acusador do que como magistrado”, indica que a denúncia contra Lula será aceita a menos que ocorra algo “inexplicável”.
 

Após pressão de órgão anticorrupção, ministro de Energia argentino se desfaz de ações da Shell

Venezuela não assumirá presidência do Mercosul, decidem países do bloco

Venezuela diz que decisão de não passar Presidência do Mercosul ao país é 'desespero de burocratas'

 
Nepomuceno cita também os advogados do ex-presidente, para quem a conduta política de Moro e Dallagnol “é parte de algo mais ambicioso: impedir que Lula da Silva tente voltar ao poder e, de quebra, demonizar o PT”.
Agência Efe

Procurador da República Deltan Dallagnol apresenta denúncias contra ex-presidente Lula
Pode ficar fora das eleições de 2018
O jornal britânico The Guardian também repercutiu as acusações contra Lula nesta quarta-feira. Segundo a publicação, esta é a primeira vez que o ex-mandatário, que segue como político mais popular do país, é acusado formalmente de envolvimento na Lava Jato.
O texto lembra que uma possível condenação pode deixar Lula de fora das próximas eleições presidenciais e que, apesar das acusações, o ex-chefe de Estado aparece na liderança de pesquisas de intenção de voto no pleito de 2018.
A publicação faz referência às políticas sociais que tiraram da pobreza e conduziram à classe média milhões de pessoas durante o governo de Lula, que deixou a Presidência com 83% de aprovação e com uma economia que crescia a 7,5%.
'Farsa de má qualidade'
Um artigo no site português Esquerda.net sobre a entrevista coletiva de imprensa do MPF afirma que a apresentação, “evidentemente concebida para ter um grande impacto teatral, acabou decorrendo em tom de farsa de má qualidade.”
Segundo o texto, a entrevista coletiva foi tão "constrangedora" que suscitou críticas até do "mais reacionário colunista anti-Lula", Reinaldo Azevedo, que classificou o evento como um "espetáculo".
O site explica que as acusações foram apresentadas em um arquivo de Power Point com setas e gráficos, “mas a profusão de slides não apresentou evidências que suportassem a nova acusação”.
O texto critica também o arquivo apresentado, considerado “confuso” e feito de forma “pouco cuidada”, que já teria se tornado motivo de piada e fonte de memes nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário